Blog do Marcos Peres

Toronto quer “cultura vencedora” de Júlio César

Marcos Peres

“Ju-lee-oh”, essa é a pronúncia sugerida na página do Toronto F.C. na internet aos torcedores canadenses para que comecem a se familiarizar com o novo goleiro do time, o brasileiro Júlio César.

“Contratar um jogador com a experiência e a habilidade de Júlio Cesar apenas fortalece o nosso clube a curto e longo prazos”, disse o diretor do Toronto F.C., Tim Bezbatchenko. “Nós estamos comprometidos em criar uma cultura vencedora no Toronto F.C. e há poucas pessoas no mundo do futebol com uma trajetória comprovada de conquista de resultados consistentes, como Júlio César. Estamos muito felizes em trazê-lo para Toronto”.

Reprodução - www.TorontoFC.ca

Reprodução – www.TorontoFC.ca

Apresentado pelo Toronto F.C. em um evento realizado no centro de treinamentos da equipe, em Downsview, no Canadá, Júlio Cesar revelou que consultou a comissão técnica da seleção brasileira antes de assinar o contrato. “Conversei com o treinador da seleção brasileira e também com (Carlos Alberto) Parreira, que já trabalhou aqui, e ele me disse que é uma liga dura. Então estou feliz,” disse o goleiro brasileiro em inglês.

Júlio Cesar aguarda a emissão do visto de trabalho canadense e do Certificado de Transferência Internacional, que será emitido em breve pela Fifa, para se juntar ao time para a pré-temporada, que está sendo realizada nos Estados Unidos.

Eleito o melhor goleiro da Copa das Confederações de 2013, Júlio César deixa a Inglaterra em busca de ritmo de jogo, para manter a titularidade na seleção brasileira que vai disputar a Copa do Mundo dentro de quatro meses. Reserva do Rangers, Júlio César jogou apenas uma partida na atual temporada.

O Toronto F.C. disputa a Major League Soccer, a liga norte-americana de futebol. A temporada 2014 da MLS vai começar no dia 15 de março. Único jogador da seleção brasileira pré-convocado por Felipão para a Copa, Júlio César, de 34 anos, pode fazer oito jogos até a convocação para a Copa, que será anunciada no dia 7 de maio. Há onze jogos no calendário do Toronto F.C. até o goleiro se apresentar à seleção no dia 26 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis, Rio de Janeiro.

O responsável pela contratação é o ex-jogador neozelandês Ryan Nelsen. Ele era companheiro de time de Júlio Cesar no Queens Park até janeiro de 2013, quando assumiu o time de Toronto como treinador.

O Toronto F.C. também negociou recentemente a maior contratação da história do clube. O atacante Jermain Defoe, da seleção inglesa, vai se despedir do Tottenham Hotspur no final do mês de fevereiro para assinar aquele que deve ser o maior contrato da MLS na atualidade. Defoe, de 31 anos, passará a ser o atleta mais bem pago da liga, desbancando o veterano atacante francês Thierry Henry, de 36 anos, do New York Red Bulls.

O brasileiro Gilberto, ex-jogador da Portuguesa, do Sport Recife e do Inter de Porto Alegre também chegou a Toronto há poucas semanas.

Primeiro time canadense a fazer parte da MLS, em 2007, o Toronto F.C. nunca avançou para a fase de playoffs da liga, equivalente às quartas-de-final.

Operado pelo mesmo grupo que controla o time de basquete Toronto Raptors, da NBA, e a equipe de hóquei no gelo Toronto Maple Leafs, da NHL, o Toronto F.C. joga no estádio BMO Field, que tem capacidade para 21 mil espectadores.