Brasileiro Bola de Ouro força saída da MLS
Marcos Peres
O atacante brasileiro Camilo Sanvezzo, ganhador da Bola de Ouro da Major League Soccer na última temporada, está forçando a própria transferência para o futebol mexicano, segundo a MLS.
Apesar de estar sob contrato com o Vancouver Whitecaps, um dos times canadenses que disputam a liga de futebol norte-americana, Camilo se apresentou ao Queretaro F.C., do México, há duas semanas e já foi inclusive fotografado com o uniforme do time.
O homem-forte da MLS, o comissário Don Garber, disse estar “muito desapontado” com Camilo e afirmou que a FIFA será acionada. “Sou um homem do futebol há 15 anos, mas sou também um esportista americano. Quando você assina um contrato, você o honra”, esbravejou Garber. “A FIFA vai honrar (o contrato) para proteger nosso sistema”, explicou o comissário.
Essa semana, o novo treinador do time de Vancouver, Carl Robinson, embarcou para a cidade de Queretaro, que fica na região central do México, para tirar satisfações com Camilo e relatou uma discussão com o jogador brasileiro. “Houve algumas palavras em decibéis mais altos do que outras, mas penso que foi importante que a conversa tenha acontecido”, disse Robinson ao à CBS Sports. “Eu estou muito desapontado e disse a ele que a maneira com que tem agido é antiprofissional. Disse a ele e ele concordou”, contou o treinador.
O brasileiro de 25 anos, que marcou 22 gols na última temporada da MLS, um deles, inclusive, eleito o gol mais bonito da temporada, ganhou $ 247 mil dólares em salários em 2013 – cerca de R$ 579 mil –, menos de 6% do sálario da principal estrela da liga, o francês Thierry Henry, que fez $ 4,3 milhões de dólares no ano e marcou apenas 10 gols.
Até a publicação dessa reportagem, os empresários de Camilo Sanvezzo não se pronunciaram.