Blog do Marcos Peres

Patinadora ganha vaga olímpica em decisão polêmica

Marcos Peres

Uma decisão polêmica deu à quarta colocada do Campeonato Nacional de Patinação Artística dos Estados Unidos, a terceira e última vaga para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, deixando de fora das Olimpíadas a terceira colocada.

Considerada a favorita, a patinadora Ashley Wagner, de 22 anos, sofreu duas quedas durante apresentação realizada no último sábado, em Boston, na competição que serviu de seletiva para a equipe de patinação artística dos EUA para as Olimpíadas. Enquanto Ashley caiu em prantos, Mirai Nagasu, uma desconhecida, de 20 anos, cravou a performance da vida dela, pulando à frente de Ashley e assumindo o terceiro lugar na classificação geral. Porém, em uma reunião a portas fechadas, realizada no domingo, a federação americana decidiu dar a Ashley Wagner a última das três vagas no time que viajará para a Rússia nos próximos dias.

Ashley Wagner sofre queda no Campeonato Nacional dos EUA - foto: ELISE AMENDOLA/AP

Ashley Wagner sofre queda no Campeonato Nacional dos EUA – foto: ELISE AMENDOLA/AP

“Esse não é o único evento que a US Figure Skating (Federação de Patinação Artística dos EUA) leva em consideração para selecionar o time”, disse a presidente Patricia St. Peter. Foi a primeira vez que a federação americana preteriu um medalhista nacional para formar o time olímpico. E causou reação imediata no público presente no Campeonato Nacional, realizado no ginásio TD Garden, em Boston. A quarta colocada, Mirai Nagasu chorou ao ser ovacionada de pé por milhares de espectadores. “(Minha carreira) tem sido uma montanha russa desde o torneio classificatório para as últimas Olimpíadas (Vancouver-2010)”, reconheceu Mirai.

“Eu estava chocada, achando que teria algo para me arrepender”, disse Ashley Wagner. A federação americana explicou que Ashley mereceu a vaga pelo conjunto da obra nos últimos anos, nos campeonatos nacionais, mundiais e etapas do Grand Prix de Patinação Artística. “Se você olhar para o histórico de performance de Ashley Wagner, ela conquistou as melhores credenciais entre todas as nossas atletas, disse a presidente da entidade. “É uma análise objetiva”.

Mirai Nagasu, terceira colocada, observa Ashley Wagner - foto: AFP Photo

Mirai Nagasu, terceira colocada, observa Ashley Wagner – foto: AFP Photo

De fato, foi Ashley quem ajudou a equipe dos EUA a conquistar uma terceira vaga para as Olimpíadas de Sochi, ao terminar o último Campeonato Mundial na quinta colocação. Ela ganhou medalhas nas duas etapas do Grand Prix realizadas nessa temporada e conseguiu o bronze na final, disputada no mês passado. Porém, nenhuma dessas credenciais diminuem o fato de ela ter falhado duas vezes sob pressão na última seletiva antes das Olimpíadas. “Estou feliz por minha federação ter enxergado além de uma performance ruim”, disse Ashley.

“Eu dancei com o perigo na noite passada”, disse Ashley. “Nunca quero me sentir tão desconfortável novamente”, completou. O time olímpico feminino dos EUA será formado por Polina Edmunds, Gracie Gold e Ashley Wagner. No coração de muitos americanos, Mirai Nagasu também é titular dessa equipe. Mas foi nomeada primeira reserva pela federação americana.