Blog do Marcos Peres

Novo Lance Armstrong? Astro do beisebol nega doping

Marcos Peres

Alex Rodriguez, um dos maiores jogadores de beisebol de todos os tempos, entrou, nessa segunda-feira, com processos contra a liga profissional de beisebol dos Estados Unidos, a MLB, e a Associação dos Jogadores da MLB, na tentativa de invalidar a suspensão recorde de 162 jogos por doping que recebeu.

Alex Rodriguez é uma lenda do NY Yankees - foto: Jonathan Daniel/Getty Images/AFP

Alex Rodriguez é uma lenda do NY Yankees – foto: Jonathan Daniel/Getty Images/AFP

A-Rod, como é conhecido nos EUA, foi o único dos 13 jogadores suspensos pela MLB no escândalo batizado de Biogenesis Scandal, a alegar inocência e recorrer da pena inicial de 211 jogos de suspensão, anunciada pela liga em julho de 2013, apenas cinco meses depois da confissão de doping do mítico ciclista americano Lance Armstrong, que, como Rodriguez, jamais foi pego em exames antidoping e também negou agressivamente as acusações durante anos, por mais evidentes que fossem.

Ciclista Lance Armstrong admite doping à apresentadora de TV Oprah Winfrey - foto: AFP PHOTO/HARPO STUDIOS/GEORGE BURNS

Ciclista Lance Armstrong admite doping à apresentadora de TV Oprah Winfrey – foto: AFP PHOTO/HARPO STUDIOS/GEORGE BURNS

Talvez o doping de Rodriguez, de 38 anos, nunca tivesse sido descoberto, não fosse um ex-funcionário de uma clínica da Flórida. Irritado com a falta de pagamento, Porter Fischer revelou ao jornal Miami New Times documentos que indicavam a venda e administração de substâncias proibidas a diversos astros da MLB.

No último final de semana, a pena de Rodriguez foi reduzida para 162 jogos, ou seja, uma temporada da MLB. A rede de televisão CBS levou ao ar uma entrevista do dono da clínica Biogenesis, fechada depois do escândalo do beisebol, Anthony Bosch, afirmando que recebia $ 12 mil dólares mensais (mais de R$ 28 mil) para ministrar susbstâncias proibidas a Rodriguez, que incluíam testosterona e hormônio do crescimento, esteroides e insulina. Bosch disse ter decidido cooperar com as investigações por temer pela própria vida, depois que o caso se tornou público.

Alex Rodriguez apelou à justiça, assim como Lance Armstrong - foto: Kathy Willens/AP

Alex Rodriguez apelou à justiça, assim como Lance Armstrong – foto: Kathy Willens/AP

Bosch contou ter injetado substâncias pessoalmente no astro do beisebol por diversos anos. Mesmo assim, Alex Rodriguez emitiu uma nota, negando todas as acusações: “Essa é uma decisão de um homem só (o mediador Frederic Horowitz), que não foi submetida a um júri justo e imparcial. Não envolve sequer um teste positivo de doping, difere dos fatos e é inconsistente (…) e se baseia em testemunhas e documentos que jamais seriam aceitos em corte alguma dos Estados Unidos, porque são falsos e não-confiáveis.”

Rodriguez vai perder $ 25 milhões de dólares (cerca de R$ 59 milhões) em salários nessa temporada. O homem que revelou o escândalo, Porter Fischer, disse ao canal de televisão americano ESPN que cerca de 100 jogadores de beisebol passaram pela mesma clínica nos últimos quatro anos, assim como jogadores de tênis e lutadores de boxe e MMA. Até hoje, apenas a liga de beisebol investigou essas afirmações.