Amistoso EUA x México: Clube mexicano desfalca EUA
Marcos Peres
Em uma decisão de última hora, o clube mexicano Puebla decidiu não liberar dois de seus jogadores para a disputa do amistoso entre Estados Unidos e México, que será realizado nessa quarta-feira, no estado do Arizona, EUA. O lateral-esquerdo DaMarcus Beasley e o volante Michael Orozco foram impedidos de viajar para integrarem a seleção americana.
O Puebla não tem obrigação de liberar os atletas, já que amistoso não cairá em uma “data FIFA”, dias previamente estabelecidos pela federação internacional para encontros de seleções nacionais. “Nós estamos muito bravos com isso”, disse o técnico dos Estados Unidos, Jürgen Klinsmann.
Mais tarde, em nota, Klinsmann explicou o porquê: “Estamos muito desapontados com a decisão do Puebla. Quando o jogo foi marcado, havia o espírito de que as duas seleções teriam acesso aos jogadores dos mercados domésticos para o que será um jogo muito importante para aqueles que buscam suas vagas para a Copa do Mundo. Os times da MLS (liga americana) e quase todos os times da Liga MX (liga mexicana) honraram essa idéia. Embora entendamos a posição deles, é uma grande oportunidade perdida para DaMarcus e Michael e não contribui para a continuidade dessa rivalidade respeitosa”, acrescentou o treinador dos EUA.
Faltam apenas dez semanas para o início da Copa do Mundo. Porém, o Puebla caiu recentemente para a última posição do campeonato mexicano, corre sério risco de rebaixamento ao final do mês de abril. Por conta da notícia de última hora, apenas vinte jogadores se apresentaram à seleção dos EUA no ultimo domingo.
O México não teria se classificado para a Copa do Mundo desse ano, não fosse uma vitória dos rivais americanos – já classificados – sobre a seleção do Panamá, na última rodada das Eliminatórias para o Mundial.