Blog do Marcos Peres

Árbitro de 74 anos quebra recorde de jogos na NBA

Marcos Peres

Aos 74 anos de idade, o americano Dick Bavetta quebrou o recorde de jogos consecutivos como árbitro de um esporte profissional nos Estados Unidos: 2.633 partidas da NBA. Bavetta recebeu uma homenagem no Madison Square Garden, em Nova York, onde apitou a partida entre New York Knicks e Brooklyn Nets na noite dessa quarta-feira.

Referee Bavetta keeps between New York Knicks' Anthony and Boston Celtics' Garnett as they argue during their NBA basketball game in New York

Dick Bavetta – Ray Stubblebine/Reuters

Dick Bavetta não perdeu um dia sequer de trabalho nos últimos 39 anos. Assim, quebrou o recorde que pertencia ao ex-árbitro de beisebol Cal Ripken Jr. “Bem, isso significa que estou aqui, vivo e feliz”, disse Bavetta ao receber do presidente de operações da NBA, Rod Thorn, uma placa comemorativa.

Nascido em 1939, Dick Baveta, neto de italianos e filho de um policial de Nova York, jogou basquete no sistema escolar dos Estados Unidos. Tentou uma vaga no quadro de árbitros da NBA por seis vezes, até ser aceito, em 1975. Isso significa que um mesmo homem apitou jogos de Kareem Abdul-Jabbar, Michael Jordan, Larry Bird, Magic Johnson, entre outros dos melhores jogadores da história. “Não consigo pensar em outra razão que não seja um ato de Deus”, disse Bavetta. “Eu fui abençoado pelo bom Deus do céu com boa saúde. Isso me permitiu ter saúde ao longo dos anos. Penso que seja simbólico da nossa profissão”, afirmou o veterano juiz, o primeiro a ser selecionado para o quadro de árbitros das Olimpíadas de Barcelona-1992.

Bavetta é membro do Hall da Fama do Basquete de Nova York. Trabalhou em 270 jogos de playoffs da NBA e 27 partidas das finais, durante 29 anos consecutivos. Para isso, Dick Bavetta superou até o clima inclemente do inverno nos Estados Unidos. Se os aeroportos estavam fechados por causa da neve ou das tempestades, ele alugava carros e, muitas vezes, passava a noite em claro, dirigindo para não perder o próximo jogo. Os árbitros da NBA têm liberdade para montar os próprios itinerários de viagem.

Dick Bavetta já tomou até um soco no nariz, ao tentar separar uma briga entre os grandalhões Patrick Ewing e Jalen Rose. E, no dia seguinte, estava pronto para a partida seguinte. Os árbitros da NBA chegam a apitar 12 jogos em média por mês, 82 por temporada.

“Você tem que ser um indivíduo independente”, disse Bavetta. “E o mais importante: Você tem que ter uma família que te apoie. Uma esposa que entenda que você vai perder um aniversário vez por outra e filhas que entendam que uma baile (de formatura, por exemplo) pode ser perdido, ou coisa do tipo”, completou o “árbitro de ferro”.

Bavetta diz ainda não ter decidido se continuará apitando profissionalmente após a atual temporada. “Eu normalmente me sento com a família após o final de uma temporada, com minhas duas filhas e minha esposa, e decidimos o que fazer.”