Blog do Marcos Peres

“Vai ser a Copa da paciência” diz técnico dos EUA sobre falta de estrutura

Marcos Peres

Jürgen Klinsmann prepara o time para a "Copa da paciência" - foto: Florian Eisele/isiphotos.com

Jürgen Klinsmann prepara o time para a ''Copa da paciência'' – foto: Florian Eisele/isiphotos.com

A seleção de futebol dos Estados Unidos já começou a treinar para a Copa do Mundo do Brasil. Seis dias antes de Gana, adversário da estreia da Copa. Cinco dias antes de Portugal, o segundo rival pelo grupo G. Sete dias antes da Alemanha, o último oponente na fase de grupos. Os jogadores do Brasil se apresentarão à seleção doze dias mais tarde, no dia 26 de maio.

O treinador alemão Jürgen Klinsmann tem utilizado o planejamento cuidadoso como ferramenta para dar aos jogadores dos Estados Unidos condições de enfrentar em pé de igualdade adversários mais talentosos e tradicionais. Foi assim que ele se antecipou a algumas das principais seleções do mundo e garantiu o centro de treinamentos do São Paulo F.C., um dos principais do país, como base da seleção americana no Brasil. Porém, planejamento e organização não deverão definir a Copa do Mundo de 2014 a partir de junho. “Não será uma Copa do Mundo perfeita”, afirmou Klinsmann. “Vai ser a Copa do Mundo da paciência”, classificou o treinador dos EUA.

Klinsmann usou como exemplo o precário sistema aeroportuário do Brasil: “Eles (brasileiros) pensam diferente em relação ao tempo”, opinou o alemão. “Enquanto ficamos chateados por ficarmos duas horas sentados esperando por um voo, eles não estão nem mais ficando chateados depois de esperarem seis horas por um voo.”

Antes de embarcar para o Brasil, Jürgen Klinsmann promoverá duas semanas de treinamentos intensos na Califórnia antes de expor o time a três amistosos ainda em território norte-americano, contra a seleção do Azerbaijão, dia 27 de maio, Turquia, no dia primeiro de junho, e Nigéria, do dia 7.

21 dos 30 jogadores americanos convocados participaram do primeiro treinamento da seleção nessa quarta-feira, em Stanford, Califórnia. Os demais atletas serão incorporados ao grupo aos poucos, até o próximo domingo. A partir dessa quinta-feira, haverá dois treinamentos diários fechados ao público. No dia 26 de março, a seleção americana fará o único treinamento com os portões da Universidade de Stanford abertos para os torcedores.

Jürgen Klinsmann pretende promover uma intensa competição entre os jogadores nas próximas duas semanas e meia, antes de anunciar os cortes de sete atletas e fechar o grupo de 23 jogadores para a Copa do Mundo. O treinador alemão vai anunciar a lista final na data-limite estabelecida pela FIFA, o dia 2 de junho.

Os Estados Unidos estreiam na Copa contra Gana no dia 16 de junho, em Natal. No dia 22, enfrentam Portugal em Manaus e, no dia 26, a Alemanha, em Recife.