Blog do Marcos Peres

Magic Johnson responde ataques de magnata racista

Marcos Peres

O ex-jogador de basquete Magic Johnson, alvo das declarações racistas que acabaram por banir o proprietário do Los Angeles Clippers da NBA, disse que Donald Sterling “está lutando em uma batalha que não pode ganhar” e que o empresário “não pode comprar uma solução pra sair dessa”.

Magic Johnson em entrevista à CNN - Divulgação

Magic Johnson em entrevista à CNN – Divulgação

Em entrevista à rede de televisão CNN, que foi ao ar na noite dessa terça-feira, Magic Johnson respondeu aos ataques de Donald Sterling que haviam sido exibidos no dia anterior. Sterling afirmou que Magic Johnson deveria “se envergonhar” por ter contraído o vírus da AIDS.

“Você espera que um homem como esse seja educado. Ele é dono de um time que tem uma imensa plataforma, com enorme potencial para ajudar a mudar o mundo. Mas ele o está fazendo de maneira negativa”, disse Magic Johnson sobre Sterling, um magnata do ramo imobiliário. “Eu não culpei ninguém mais (por ter contraído o vírus HIV)”, afirmou o ex-jogador. “Eu sei que o que fiz foi errado… Eu tomei uma atitude de homem e declarei ao mundo que tinha a doença. Tinha a esperança de ajudar muitas pessoas fazendo isso. E acho que ajudei (…) Eu falei com muitos jovens que tinham acabado de contrair o vírus HIV e estavam prestes a cometer suicídio” contou o ex-atleta, cuja Fundação Magic Johnson doou $ 15 milhões de dólares para a educação e a prevenção ao vírus HIV.

Magic Johnson, campeão olímpico em Barcelona-1992 e cinco vezes campeão da NBA pelo Los Angeles Lakers, disse ter recebido um telefonema de Donald Sterling sugerindo que os dois participassem juntos de uma entrevista na televisão para resolver o caso, mas que o empresário nunca se desculpou por tê-lo ofendido.

Na entrevista que deu à CNN, Donald Sterling acusou Magic Johnson de jamais ter ajudado a comunidade afro-americana nos Estados Unidos. Johnson considerou essa afirmação mais um desrespeito. “Nesse momento, eu pago bolsas de estudos para 150 jovens”, contou o ex-jogaror. “Mas eu não quero publicidade pelo que faço, não é assim que funciona”, acredita Johnson. “Ele não pode comprar uma solução pra sair dessa. Donald Sterling não será bem-vindo de volta à NBA”, afirmou Johnson.

Donald Sterling se nega a vender o Los Angeles Clippers, como quer o homem forte da NBA, o comissário Adam Silver, e diversos jogadores da liga. Porém, Magic Jonhson deixou uma mensagem para o empresário: “Você está lutando em uma batalha que não pode ganhar… Apenas pegue o dinheiro, se vá e aproveite a sua vida.”