Blog do Marcos Peres

BMW fabrica trenó inovador para as Olimpíadas

Marcos Peres

Nas Olimpíadas de Inverno Sochi, a ser disputada no mês de fevereiro, na Rússia, o primeiro trenó construído pela montadora de automóveis BMW pode dar à equipe masculina de bobsled dos Estados Unidos uma medalha de ouro depois de 78 anos.

Ironicamente, a Federação de Bobsled e Skeleton dos Estados Unidos recorreu à montadora alemã para tentar acabar com o domínio da Alemanha no bobsled de duas pessoas. Os alemães venceram as três últimas edições das Olimpíadas.

Trenó inovador da equipe dos EUA para as Olimpíadas de Sochi - Foto: BMW

Trenó inovador da equipe dos EUA para as Olimpíadas de Sochi – Foto: BMW

Graças ao trenó, mais estreito do que os demais, fabricado em fibra de carbono, os Estados Unidos ocupam atualmente a primeira posição na Copa do Mundo de Bobsled. “Há três elementos no bobsled”, afirmou o piloto da equipe americana, Steve Holcomb: “Uma boa corrida na largada, um bom piloto e um bom equipamento. Até agora, os três estão interagindo muito bem”.

Antes dessa experiência, a BMW não sabia nada sobre bobsled, mas entendia tudo de aerodinâmica e matéria-prima para corridas de carros. A montadora esteve na Fórmula-1 por diversas temporadas, se despedindo em 2009, em meio à crise econômica mundial. O trenó de bobsled viaja a cerca de 150 km/h. E a diferença entre vencedores e derrotados é medida em centésimos de segundo nos dias de hoje.

O chefe da equipe de design do trenó é Michael Scully, um ex-piloto de carros de corrida que hoje é diretor criativo da BMW. Ele concluiu que da forma com que o trenó sai lançado e pelas guinadas exigidas nas curvas da pista de gelo, o aerofólio clássico, utilizado nas últimas duas décadas, não era o mais aerodinâmico para a modalidade. Scully diminuiu as dimensões do aerofólio para o mínimo exigido para as competições de bobsled e passou a aplicar nele fibra de carbono. O corpo do trenó ficou tão leve, que a BMW teve que adicionar 45 kg de chumbo para chegar ao peso mínimo que consta do regulamento. E distribuiu esse peso extra de forma inovadora, mudando a dirigibilidade do trenó.

A BMW fabricou seis trenós para a equipe americana - Foto: BMW

A BMW fabricou seis trenós para a equipe americana – Foto: BMW

A BMW América do Norte é uma das maiores patrocinadoras do Comitê Olímpico dos Estados Unidos para esportes de verão e inverno. Porém, agora a parceria foi além: “Não é mais apenas um adesivo no trenó”, afirmou Scully. Nós queremos ser tão rápidos ou mais rápidos do que o trenó mais veloz do mundo”, disse Michael Scully à revista Forbes.

Os EUA estão fora do pódio do tradicional bobsled masculino para duas pessoas desde os Jogos Olímpicos de Oslo-1952. E a última medalha de ouro do país foi conquistada pela dupla Ivan Brown e Alan Washbond em 1936, nas Olimpíadas de Garmisch-Partenkirchen, distrito da Bavária, no sul da Alemanha.

As americanas conquistaram uma medalha de ouro na estréia do bobsled para duas pessoas feminino, nos Jogos de Salt Lake City-2002. Porém, desde então, já foram superadas por alemãs e canadenses nas edições de Turim-2006 e Vancouver-2010.