Blog do Marcos Peres

Competitividade motiva amistoso EUA X Brasil de futebol feminino em Orlando.

Marcos Peres

Em uma entrevista coletiva realizada nessa terça-feira, na Arena Amway Center, em Orlando, o técnico da seleção de futebol feminino dos Estados Unidos, Tom Sermanni, apostou na competitividade para promover o amistoso contra a seleção brasileira, marcado para o próximo dia 10 de novembro, em Orlando, às 16h30 no horário de Brasília.

 

“Esse jogo é uma grande forma de terminar 2013”, afirmou Sermanni. “Há muita história entre essas duas seleções e uma grande dose de competitividade. Haverá muitas jogadoras de nível internacional”, completou o técnico escocês, que enfrentará o Brasil pela primeira vez à frente da principal seleção de futebol feminino do mundo, que ele assumiu em janeiro desse ano.

Tom Sermanni, técnico dos EUA (terceiro da esquerda para a direita) – Orlando City SC

O amistoso também será a o primeiro jogo do atual técnico da seleção brasileira, Márcio Oliveira, contra o maior rival da seleção, o time dos Estados Unidos, líder do ranking mundial e atual tricampeão olímpico. Oliveira assumiu o cargo em novembro de 2012, com a missão de reformular o time depois da eliminação nas quartas-de-final das Olimpíadas de Londres, com derrota por 2×0 para o Japão. O Brasil atualmente ocupa a quarta colocação no ranking da FIFA.

 

A partida será a primeira entre as duas seleções nos Estados Unidos desde 2008, quando os EUA venceram o Brasil por 1 a 0, em San Diego, na Califórnia. Brasileiras e americanas se enfrentaram três vezes desde então, com outras três vitórias da seleção dos EUA. Na final olímpica dos Jogos de Pequim-2008 (1X0), na partida histórica, válida pelas quartas-de-final da Copa do Mundo de futebol feminino da Alemanha, em 2011 (2×2; 5×3 nos pênaltis) e em um torneio internacional disputado no Japão, em abril do ano passado (3×0). Essa foi a primeira derrota do Brasil para os Estados Unidos por um placar elástico, depois de cinco partidas muito disputadas. Quatro delas, vencidas pelos EUA por 1×0.

 

O amistoso de novembro será o retorno da seleção feminina dos Estados Unidos ao estádio Citrus Bowl depois de 14 anos. O jogo será transmitido em TV aberta nos EUA, pela rede NBC.

 

Na última partida disputada em Orlando, em 1999, uma das maiores jogadoras de todos os tempos, a americana Mia Hamm, marcou o gol de número 108 da carreira, se tornando a maior artilheira da história do futebol feminino. Na ocasião, as americanas derrotaram as brasileiras por 3×0.