Blog do Marcos Peres

Jogador de futebol americano quer correr os 100m nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Marcos Peres

Jeff Demps, de 23 anos, realizou nesse mês de outubro o sonho de milhões de jovens nos Estados Unidos. Tornou-se jogador profissional de futebol americano. Participou, nesse domingo, da segunda partida da carreira, pelo Tampa Bay Buccaneers, na derrota para o Philadelphia Eagles, por 31 a 20. Mas já avisou equipe e torcedores que pretende levar uma vida dupla. Ao final de cada temporada da NFL, vai se dedicar ao atletismo. Demps pretende correr os 100m nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

 

Em 2012, Jeff Demps conquistou uma medalha de prata nas Olimpíadas de Londres-2012, como parte da equipe dos Estados Unidos no revezamento 4X100m. Ele foi o primeiro homem dos EUA na fase preliminar, ajudando a equipe americana a completar a prova em 37.38 segundos, o mais rápido das preliminares, quebrando o recorde nacional dos Estados Unidos depois de 20 anos. O time ganharia a medalha de prata na final com Tyson Gay substituindo Demps.

 

“Eu estava decidido em me focar no atletismo, mas senti um chamado para jogar futebol americano”, disse Demps ao jornal Orlando Sentinel. “Desde então, nunca pensei em me dedicar mais a um esporte do que a outro”, completou.

 

Jeff Demps perdeu toda a pré-temporada de futebol americano de 2013 preparando-se para o Campeonato Mundial de Atletismo, disputado no último mês de agosto, em Moscou. Porém, não foi utilizado pelos técnicos americanos na Rússia. Nada disso impediu que Demps recebesse diversas oportunidades nos primeiros jogos da temporada da NFL.

 

“Seria uma tolice da nossa parte não explorar cada opção e não olhar para alguém que tem a explosão e o talento dele”, disse o coordenador de ataque dos Buccaneers. Mike Sullivan.

 

O recorde pessoal de Jeff Demps nos 100m é de 10.01 segundos. Ele é mais rápido do que qualquer velocista em atividade no Brasil. Demps foi selecionado para a equipe de revezamento 4x100m como reserva dos Estados Unidos no Campeonato Mundial de Moscou, depois de terminar o Campeonato Nacional em décimo primeiro lugar.

 

Em dois jogos pelo Tampa Bay Buccaneers, Demps conseguiu uma corrida de 14 jardas, três recepções (21 jardas) e correu 93 jardas agarrando quatro bolas chutadas.

 

Em 2009, Jeff Demps se tornou-se o primeiro aluno da famosa Universidade da Flórida a ganhar o Campeonato Nacional em dois esportes diferentes, ao juntar o título de campeão do torneio de futebol americano às diversas medalhas conquistadas no atletismo.

 

“É duro, por causa de como são ambas as temporadas”, afirmou Demps. “Uma temporada termina e outra e você vai diretamente para a outra. Não sei se isso me prejudica, ir de um esporte para outro, apenas aceito isso. Se você não cuidar do corpo, vai cair numa descendente muito rapidamente”, reconheceu o homem mais rápido do futebol americano.