Time de futebol de Orlando usa mídias sociais para influenciar autoridades a aprovarem construção de estádio.
Marcos Peres
O Orlando City Soccer Club, um time da terceira divisão do futebol profissional dos Estados Unidos, está usando as mídias sociais com o objetivo de influenciar autoridades a aprovarem a construção de um estádio na região central da cidade de Orlando.
A uma semana da votação que vai decidir a liberação de milhões de dólares– cerca de R$ 43,3 milhões – em fundos da Taxa de Desenvolvimento do Turismo local para ajudar na construção da arena multiuso, o Orlando City Soccer tem usado o Twitter para incentivar torcedores e simpatizantes a mandarem mensagens de apoio às autoridades.
O lema disseminado pelo clube diz: “Um novo dia significa um novo comissário.” Nessa quarta-feira, o clube sugeriu mensagens para Jennifer Thompson, comissária do condado de Orange, subdivisão administrativa do Estado da Flórida, onde fica a cidade de Orlando. “Campanha dos Comissários continua! Contate @jennthomp hoje e conte a ela sobre o seu apoio @MLS em Orlando.! #acredite #7Votos.”
Campanha semelhante foi utilizada no objetivo de influenciar os comissários da cidade de Orlando. No dia 7 de outubro, o Conselho municipal aprovou a construção do estádio por unanimidade, deixando a decisão final para o Conselho do Condado de Orange. “Há dias importantes para a nossa comunidade e esse é um deles”, afirmou o prefeito de Orlando Buddy Dyer. “Com sorte, teremos outro ainda esse mês”, disse ele, referindo-se à votação do próximo dia 22.
Em setembro desse ano, o Orlando City lançou na internet uma campanha intitulada #Missão15mil. O objetivo era colher 15 mil assinaturas para um abaixo assinado eletrônico de apoio ao projeto, a ser apresentado para as autoridades locais. Não foram precisos mais de 11 dias para alcançar a meta.
Se o Condado de Orange também aprovar o plano de construção do estádio, o Orlando City Soccer poderá avançar nas negociações finais com a MLS para tornar-se uma franquia em uma região estratégica para a expansão da liga. O sudeste dos Estados Unidos, amplamente povoado por latinos, amantes de futebol, não tem um time sequer na primeira divisão. “O Orlando está colocando em prática um grande plano. Um time espetacular em uma divisão inferior. Hoje em dia, o Orlando City tem uma grande marca e está indo muito bem nas competições. O clube tem um ótimo plano para construir um estádio e um novo investidor – afirmou Don Garber, homem-forte da MLS.
Don Garber refere-se ao brasileiro Flávio Augusto da Silva. O empresário carioca vai investir cerca de 85 milhões de dólares, o equivalente hoje a R$ 184 milhões, se o projeto for aprovado e sonha em ver o atacante Kaka vestindo a camisa roxa do Orlando City já em 2015. “Nosso plano ideal é estrear em 2015. Para esse dia, esperamos uma grande festa. Uma grande estrela brasileira, internacionalmente conhecida, jogando no time. Fazendo esse ''link'' com o Brasil. Um país que, na Flórida, é responsável por 70% de tudo que se compra nos ''shopping centers'' e 40% dos imóveis”, afirmou Silva.