Blog do Marcos Peres

Como NBA vai forçar racista a vender seu time

Marcos Peres

Comissário Adam Silver anuncia punição ao vivo na TV - Reprodução NBA TV

Comissário Adam Silver anuncia punição ao vivo na TV – Reprodução NBA TV

O homem forte da NBA, o comissário Adam Silver, baniu para sempre o dono do Los Angeles Clippers, Donald Sterling, de qualquer atividade promovida pela liga. Agora, vai agir para forçá-lo a botar à venda o time. Serão precisos os votos de 22 dos 29 proprietários das demais franquias da NBA, ou seja, três quartos do total. As investigações da NBA comprovaram que Sterling é o homem que faz afirmações racistas em uma gravação telefônica revelada na internet na última sexta-feira.

Ao tomar o controle do time, Adam Silver não apenas adotou uma decisão moral ou ética, mas também optou por proteger a NBA financeiramente. Donald Sterling já não era mais apenas uma ameaça. Nove dos parceiros do Clippers já haviam suspendido os contratos de patrocínio. A sombra de Sterling é um fantasma econômico que os demais controladores da liga não devem demorar a exorcizar. Antes que outros patrocinadores decidam partir, boicotes ou mesmo greves de jogadores aconteçam.

“Como jogadores, estamos muito felizes com a decisão, mas ainda não estamos satisfeitos”, disse o vice-presidente da Associação dos Jogadores da NBA, Roger Mason Jr. “Nós queremos ação imediata. Queremos uma data dos proprietários na qual essa votação vai acontecer.”

Ao afirmar nessa terça-feira que vai “urgir o conselho deliberativo (da NBA) a exercer sua autoridade e forçar a venda” do Los Angeles Clippers, o comissário da liga, Adam Silver, já sabia que contaria com o apoio necessário. Antes mesmo do anúncio das punições a Sterling, que incluíram uma multa equivalente a R$ 5,6 milhões, pelo menos 16 dos demais proprietários de franquias já haviam se manifestado contra Sterling. Outros nove declararam apoio à decisão do comissário imediatamente depois do anúncio.

Donald Sterling foi banido da NBA - foto: AP Photo/Danny Moloshok

Donald Sterling foi banido da NBA – foto: AP Photo/Danny Moloshok

Pouco antes de saber que seria banido da NBA, o proprietário do Los Angeles Clippers disse a um repórter da rede americana Fox News que o time não estava à venda. Porém, talvez mude de idéia, já que os colegas, proprietários das demais franquias serão convocados a votar nos próximos dias.

 

Funcionários do Los Angeles Clippers divulgaram uma nota na qual comemoram a decisão do comissário da liga. “Agora começa o processo de cicatrização”, diz a nota.