Mais um time de futebol nasce nos EUA: Atlanta
Marcos Peres
Mais um time de profissional de futebol vai nascer nos Estados Unidos. A Major League Soccer, principal liga de futebol da América do Norte, deve anunciar na segunda metade de abril a criação de uma franquia na cidade de Atlanta, capital do estado da Geórgia, sede dos Jogos Olímpicos de 1996.
O time de Atlanta deve estrear em 2017. O proprietário será o atual dono do Atlanta Falcons, tradicional equipe da NFL, liga de futebol americano. O estádio de $1 bilhão de dólares – cerca de R$ 2,2 bilhões -, que vai servir às duas equipes, já está sendo construído na região central da cidade.
A franquia de Atlanta vai colaborar com a criação de um novo pólo de futebol nos Estados Unidos, localizado no sul do país. Hoje, a MLS não conta com nenhuma equipe na região. Porém, até 2018, provavelmente serão três: Atlanta, Miami e Orlando. O Orlando City, do proprietário brasileiro Flávio Augusto da Silva, será o primeiro a estrear, já no ano que vem.
A equipe de Atlanta ainda não tem nome definido. Porém, deve estrear na MLS antes do que a equipe de Miami, de propriedade de David Beckham. Antes de botar um time em campo, o ex-jogador inglês ainda precisa resolver sua principal pendência: a construção de um estádio.
Atlanta tem sediado alguns jogos de futebol com sucesso nos últimos anos. O amistoso entre as seleções de México e Nigéria, realizado no mês passado, levou ao estádio mais de 68 mil torcedores.
A forte expansão da Major League Soccer para o sul dos EUA é parte da estratégia que visa posicionar a liga norte-americana entre as principais do mundo até 2022.