Blog do Marcos Peres

Mentor de Klinsmann vira conselheiro dos EUA para Copa

Marcos Peres

As cifras inacreditáveis do mundo do futebol já criaram muitos “monstros” egocêntricos à beira do gramado e dentro dele. Alguns jogadores e treinadores ficaram famosos pela falta de respeito com o próximo, pelo distanciamento da realidade, a rejeição às próprias origens. Mas nessa segunda-feira, no mais alto nível do futebol mundial, em meio à preparação para a Copa do Mundo, aconteceu nos Estados Unidos um ato de gratidão.

Berti Vogts foi trenador de Klinsmann na seleção alemã - foto: Getty Images

Berti Vogts foi trenador de Klinsmann na seleção alemã – foto: Getty Images

O treinador da seleção dos EUA, Jürgen Klinsmann, ex-atacante da seleção alemã, pediu à federação americana de futebol a contratação de um de seus mentores na década de 1990, o ex-treinador da Alemanha, Berti Vogts. Vogts foi anunciado pela US Soccer nessa segunda-feira como novo conselheiro da seleção dos EUA. “Nós estamos absolutamente entusiasmados em termos Berti (Vogts) como nosso conselheiro”, declarou Klinsmann. Ele traz uma riqueza de conhecimento e experiência como jogador e treinador e sabe o que é preciso para se ter sucesso no mais alto nível. Ele foi meu treinador pela Alemanha nos anos 1990 e temos um grande relacionamento”, comemorou.

Berti Vogts foi assistente de Franz Beckenbauer, então treinador da Alemanha, na campanha do título mundial de 1990, na Copa da Itália. Com três gols marcados, Klinsmann foi um dos destaques do time. Vogts assumiu a seleção como técnico principal imediatamente após a Copa, permanecendo no cargo por oito anos e tornando Klinsmann capitão do time que, em  1996, conquistou o título da Eurocopa.

Jürgen Klinsmann já havia pedido a contratação de Berti Vogts à Federação de Futebol da Alemanha em 2005, quando enfrentou o maior desafio da carreira de treinador: botar em jogo sua reputação de ídolo dos alemães para dirigir a seleção nacional em casa, na Copa do Mundo de 2006, tendo pouca experiência como treinador. Klinsmann considera que os conselhos de Vogts foram fundamentais para o sucesso do projeto que levou uma seleção alemã jovem, profundamente reformulada, a jogar um futebol encantador. A Alemanha terminou a Copa aplaudida, apesar da derrota para a Itália por 2 a 0 na semifinal. Os italianos seriam os campeões.

Jürgen Klinsmann dirige EUA - foto: Brian Stewart/EFE

Jürgen Klinsmann dirige EUA – foto: Brian Stewart/EFE

O técnico dos Estados Unidos está também interessado nas experiências mais recentes de Voghts como treinador, nos continentes africano e europeu. “Como ex-técnico da Escócia, Nigéria e Azerbaijão, ele (Vogts) está, obviamente, familiarizado com nossos oponentes na fase de grupos da Copa do Mundo e, para nós, esse é um grande bônus”, disse Klinsmann.

Vogts, de 67 anos, enfrentou Alemanha e Portugal durante o ciclo de classificação para a Copa de 2014, dirigindo a seleção do Azerbaijão. Antes disso, como técnico da Nigéria por duas temporadas, teve Gana como um dos principais rivais. Gana, Portugal e Alemanha serão os adversários dos EUA no grupo G, que promete ser um dos mais disputados da Copa.

Apelidado de “Terrier” pelo estilo combativo na defesa, Berti Vogts foi campeão da Copa do Mundo de 1974 como jogador da Alemanha Ocidental. Ficou famoso por ter sido o responsável pela marcação do craque holandês Johan Cruyff na final, disputada em Munique. A Alemanha foi, portanto, campeã mundial em casa, vencendo a Holanda por 2 a 1. Vogts ainda foi bicampeão da Eurocopa – 1975 e 1979 – e pentacampeão da Bundesliga, o campeonato alemão, pelo Borussia Monchengkandbach.