Blog do Marcos Peres

Técnico do México não sabe quem levar para a Copa

Marcos Peres

Os mexicanos lotaram o estádio Georgia Dome, em Atlanta, Estados Unidos. 68.212 torcedores quebraram o recorde de público de uma partida de futebol disputada no estado da Geórgia. Prova de amor pela seleção tricolor, como eles próprios gostam de chama-la. Porém, pelo time que vai disputar a Copa de 2014, eles ainda não se apaixonaram. Aliás, nem tricolor era o uniforme, pintado de um vermelho vivo, quando as esperanças dos mexicanos para a Copa parecem nascer mortas.

A menos de 100 dias para o início da Copa, o México é desentrosado, tem defesa descoordenada, falta de solidez no meio-campo e de contundência no ataque. E, como resultado, ainda não tem time titular. O técnico Miguel Herrera, conhecido no México pelo apelido de Piojo, ou “Piolho” em português, continua utilizando os amistosos para fazer diversos testes. Nem o goleiro titular está definido. Se bem que, não fosse o goleiro Guillermo Ochoa, o México poderia ter perdido o amistoso contra a Nigéria, que terminou empatado sem gols.

“Falta muito para decidir quem serão os 23 (jogadores que vão ao Brasil)”, disse o treinador do México após a partida. Vi uma equipe muito boa, com muita entrega. Os jogadores do México foram muito bem. Estou seguro de que se a equipe jogar dessa forma, com muito mais trabalho, vamos passar”, afirmou o treinador, que já não contará com os jogadores que atuam na Europa para o próximo amistoso.

Miguel Herrera tinha esperanças de contar com o atacante Carlos Vela na Copa. Melhor jogador mexicano em atividade na Europa, Vela, atualmente no Real Sociedad, da Espanha, já declarou, no entanto, não ter intenções de defender o México na próxima Copa do Mundo. Assim, “Piolho” parece estar com a pulga atrás da orelha para escolher o companheiro de Oribe Peralta, o único que parece garantido no ataque. O atacante Javier Hernandez, o “Chicharito”, do Manchester United, não poderia ser mais inconstante na seleção. A continuar assim, pode perder a posição para o jovem Alan Pulido, de 22 anos, atacante do Tigres, do México.

A seleção da Nigéria não pode ser comparada hoje à da África do Sul. Razão pela qual os sul-africanos não classificaram-se para a Copa. Já os nigerianos são os atuais campeões africanos e preparam-se para mais uma Copa do Mundo, a quinta nas últimas seis edições. A seleção brasileira goleou por 5 a 0 um adversário quase inofensivo. Já o México parou os nigerianos – superiores fisicamente – na base da pancada.

A seleção mexicana sofreu para manter a posse de bola. Razão pela qual Miguel Herrera tirou o meia Diego Reyes, do Porto de Portugal para testar “Maza” Rodriguez e outros três jogadores no meio-de-campo na segunda etapa. “Me falta trabalhar com o time”, justificou o treinador, que assumiu a equipe a poucos dias do fim das Eliminatórias para a Copa e conseguiu a classificação de forma surpreendente.

O México vai disputar mais cinco amistosos antes da estreia no Mundial, no dia 13 de junho, contra Camarões, em Natal. Os adversários serão Estados Unidos, Turquia, Equador, Bósnia e Herzegovina e Portugal.