Blog do Marcos Peres

O Super Bowl chegou à Broadway

Marcos Peres

A história do futebol americano renderia não so um, mas muitos roteiros para a Broadway. Eles versariam sobre diversos momentos de superação. Ou mesmo dramas, como os dos heróis que passam o resto de suas vidas inválidos, por causa da natureza violenta do esporte. Poderiam, ainda, contar o esporte como instrumento de inclusão social para jogadores. De fonte de inspiração e paixão para torcedores.

Pois o futebol americano ja chegou à Broadway. Não em forma de um musical, mas de uma indústria de $ 9 bilhões de dólares – mais de R$ 21,8 bilhões – por ano, capaz de fechar uma das avenidas mais importantes de Manhattan por uma semana. A Broadway Street foi interditada nessa segunda-feira, entre a Rua 34 e Rua 47. E assim vai permanecer até domingo, dia 02 de fevereiro, data do Super Bowl, a grande final do campeonato nacional, a ser realizada a poucos quilômetros de Nova York, na cidade de East Rutherford, em Nova Jersey. A Broadway está sendo transformada no Super Bowl Boulevard, o ''corredor do Super Bowl''.

A Broadway vai virar o Super Bowl Boulevard - Ilustração NFL.com

A Broadway vai virar o Super Bowl Boulevard – Ilustração NFL.com

A famosa Times Square está ganhando um tobogã de 18 metros de altura para diversão dos fãs. A partir de quarta-feira, os torcedores poderão tirar fotos com o troféu mais desejado do esporte americano, o Vince Lombardi Trophy, chutar uma bola e tentar um gol e pegar autógrafos de craques do passado.

Tobogã temático de 18 metros de altura será montado na Times Square - Ilustração NFL.com

Tobogã temático de 18 metros de altura será montado na Times Square – Ilustração NFL.com

O Comitê Organizador do Superbowl em Nova York e Nova Jersey estimou em $600 milhões de dólares o impacto econômico do Super Bowl para a região, mais de R$ 1,4 bilhão. Porém, economistas do esporte afirmam que os números podem ser bem menores, em parte porque os torcedores gastam boa parte do dinheiro em eventos promovidos pela liga ou mesmo eventos corporativos, em vez de pagarem por atrações turísticas. Alguns hotéis reportaram na última semana que as reservas estão aquém do esperado, o que os deve obrigar a baixar os preços.

“Mude o ponto decimal uma casa para a esquerda”, disse o professor de economia Robert Baade à rede de televisão ABC. “A NFL fala em $ 500 ou 600 milhões? Eu penso que $50 ou 60 milhões seria uma avaliação generosa para o que o Super Bowl gera”, explicou o especialista, que conduziu um estudo sobre o impacto do Super Bowl para as economias locais pela Universidade Lake Forest, em Illinois. A liga respondeu dizendo que não é responsável por estudos de impacto econômico.