Jogador do ano nos EUA marca contra o Chelsea
Marcos Peres
O atacante Jozy Altidore atravessava uma sequência de 13 jogos sem marcar gols quando foi eleito o jogador de futebol do ano nos Estados Unidos, na semana passada. Porém, nessa quarta-feira, ele acabou com esse desconforto ao fazer um gol contra o poderoso Chelsea, pelo Campeonato Inglês. Foi o primeiro gol de Altidore pelo Sunderland.
O Sunderland perdeu por 4 a 3. Está na última posição do Campeonato Inglês. Mas Jozy Altidore se portou exatamente como principal jogador da seleção americana na atualidade. Mostrou o quanto pode ser inconveniente para os times favoritos. Assim como ele venceu o famoso zagueiro John Terry e o aclamado goleiro Peter Cech para marcar um gol contra o Chelsea, Altidore e a seleção dos Estados Unidos esperam fazer da participação na Copa do Mundo do Brasil, a melhor da história da seleção americana.
Jozy Altidore foi contratado pelo Sunderland com grande expectativa esse ano, pelo mesmo motivo que deu a ele o título de melhor jogador do ano nos EUA: O atacante de 24 anos quebrou no início de 2013 o recorde de gols marcados por um americano na Europa em uma temporada. Altidore fez 31 gols jogando pelo AZ Alkmaar, da Holanda. Ele deixou o time como herói da conquista da Copa da Holanda, ao marcar o gol da vitória por 2 a 1 sobre o PSV Eindhoven.
No ano passado, o técnico da seleção americana, o alemão Jurgen Klinsmann deu uma lição em Altidore, o deixando de fora de uma importante convocação por “falta de empenho” nos jogos e treinamentos da seleção. O atacante reagiu de forma espetacular. Em 2013, fez oito gols em 14 jogos pelos EUA. Se tornou também o primeiro jogador americano a marcar gols em cinco partidas consecutivas.
Quando a bolinha com o nome dos Estados Unidos sair do pote número três do sorteio da FIFA para as chaves da Copa do Mundo de 2014, nessa sexta-feira, não representará mais nenhuma surpresa ou incerteza competitiva.