Blog do Marcos Peres

Goleiro mexicano que parou Brasil está desempregado

Marcos Peres

Estrela da seleção do México no empate em 0 a 0 com o Brasil, nessa terça-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza, o goleiro Guillermo Ochoa está desempregado. Primeiro arqueiro mexicano a atuar na Europa, Ochoa acabou liberado pelo Ajjacio depois que o time foi rebaixado para a segunda divisão da França, com a pior campanha da Ligue 1 na temporada 2013-2014, somando apenas quatro vitórias e 23 derrotas. O goleiro mexicano tomou 71 gols em 37 jogos pelo campeonato francês.

Guillermo Ochoa fez sete defesas contra a seleção brasileira. Salvou o México de dois gols de Neymar, em uma cabeçada aos 25 do primeiro tempo e em uma finalização de dentro da área, aos 23 da etapa final. Não permitiu um gol iminente de Paulinho aos 43 do primeiro tempo. Aos 40 minutos do segundo tempo, o zagueiro brasileiro Thiago Silva cabeceou da linha da pequena área e Ochoa pegou.

Convocado para as Copas do Mundo de 2006 e 2010, Ochoa não havia jogado uma partida sequer em mundiais antes da estreia do México em 2014, vitória por 1 a 0 sobre Camarões. Há poucas mais de um mês, os apaixonados torcedores mexicanos nem sabiam quem seria o goleiro titular na Copa.

“Paco Memo”, como é conhecido no México, foi o escolhido para ser a última instância do congestionado sistema defensivo do técnico Miguel Herrera, que conta com três zagueiros e defende muitas vezes com dez atletas. Como Guillermo Ochoa, nenhum deles tem grande destaque hoje no futebol europeu. Seis titulares atuam no campeonato mexicano. E o atacante mais badalado do elenco é reserva da seleção, assim como no Manchester United, Javier “Chicharito” Hernandez.

O zagueiro Javier Rodríguez, que Neymar fez cair sentado aos 16 do primeiro tempo, é um dos três jogadores do América do México entre os titulares. Porém, foi também Rodríguez quem impediu Fred de marcar o gol que seria a redenção de um péssimo início de Copa do Mundo, aos dois minutos do segundo tempo.

O volante Hector Herrera, do Porto, de Portugal, e o lateral/meia Andrés Guardado, do Bayern Leverkusen, são os atletas mais consistentes da atual seleção mexicana no futebol internacional. O atacante Giovani dos Santos já passou por seis times diferentes nos últimos seis anos e hoje está no Villarreal, da Espanha.

Depois do empate, a festa foi enorme pelas ruas do México. São quase 120 milhões de habitantes. Grande parte deles, apaixonados pela “El Tri”, que apesar do sucesso recente nas divisões de base, com dois títulos mundiais sub-17 e a medalha de ouro das Olimpíadas de Londres-2012, nunca foi campeã de uma Copa do Mundo.