Blog do Marcos Peres

Cortado da Copa, Donovan quebra recorde de gols nos EUA

Marcos Peres

"O momento em que Landon Donovan fez história" - Reprodução: LAGalaxy no Twitter

''O momento em que Landon Donovan fez história'' – Reprodução: LAGalaxy no Twitter

Três dias após ter sido cortado da delegação dos Estados Unidos que jogará a Copa do Mundo no Brasil, Landon Donovan marcou dois gols pelo Los Angeles Galaxy contra o Philadelphia Union e se tornou o maior goleador da história da liga americana, a Major League Soccer, com 136 gols. “Eu me sacrifiquei muito para estar na posição que estou hoje. Fiquei muito feliz por mim mesmo”, afirmou Donovan, que deixou o campo aplaudido de pé pela torcida na Califórnia.

O melhor jogador de futebol da história dos Estados Unidos não marcava um gol desde 6 de outubro de 2013. Esse foi um dos motivos que fizeram o técnico Jürgen Klinsmann afirmar tê-lo cortado porque precisava “tomar decisões baseado no presente” e não no passado de Landon Donovan.

Donovan deixou a concentração da seleção americana dizendo discordar da decisão de Klinsmann. “Baseado em minhas performances antes dos treinamentos (da seleção), baseado em minha preparação para os treinamentos, baseado em minha forma física, baseado em meu volume de trabalho, baseado na forma com que treinei e joguei na concentração, eu não só achei que faria parte dos 23 (convocados), como achava que estava cotado para ser titular. É por isso que estou desapontado”, declarou Donovan no treino que antecedeu a vitória do Galaxy por 4×1 sobre o Union.

Após o jogo no qual se isolou na artilharia da MLS com 136 gols, superando o jamaicano Jeff Cunningham, que deixou a liga em 2011 com 134 gols, Donovan desabafou: “Eu já vinha jogando muito bem. Me senti bem durante os treinamentos (da seleção) sobre como as coisas estavam acontecendo. E pensei que marcaria um gol logo. Só não sabia que seria tão logo, já nesse jogo. Mas fiquei muito feliz por marcar.”

“Foram três dias emotivos. Muitos altos e baixos, para ser honesto… Estou muito feliz que essa semana tenha terminado desse jeito,” disse Donovan. Incontáveis mensagens tomaram conta das redes sociais nos Estados Unidos parabenizando o camisa 10 do Galaxy. E muitas delas incluíram críticas ao técnico da seleção.

Um dos milhares de torcedores que cobraram Klinsmann via Twitter:
“Donovan, parabéns por se tornar o maior goleador da MLS em todos os tempos! Klinsmann, por favor anote… Acho que você tem 23 jogadores melhores!”

Brad Guzan, goleiro convocado para a Copa do Mundo:

“Parabéns a Donovan pelo recorde de gols da MLS!!!” 

Federação de Futebol dos EUA:
“Parabéns a Donovan por quebrar o recorde de gols da MLS!”

Abby Wambach, bicampeã olímpica e maior artilheira da história da seleção feminina dos EUA:

“Um enorme parabéns a Donovan por quebrar o recorde. Verdadeiro campeão e uma prova do seu caráter! #Classe”