Blog do Marcos Peres

Brasil: “Estádios obsoletos, bagunça e violência sem fim”

Marcos Peres

“Vá a um evento esportivo no Brasil e você será hipnotizado pelo fanatismo da torcida, que canta sem parar, em uma atmosfera de festa incessante. Vá a um evento esportivo no Brasil e você também ficará chocado com estádios obsoletos, bagunça generalizada e violência sem fim.” Assim começa a reportagem divulgada pela agência de notícias Associated Press, que foi publicada por diversos veículos de comunicação nos Estados Unidos nos últimos dois dias, como a página da rede de televisão americana Fox News, o San Francisco Gate, Columbia Daily Tribune, San Francisco Chronicle, entre outros.

"Eventos esportivos no Brasil têm fãs apaixonados, estádios obsoletos e violência", diz título do Fox News Latino

''Eventos esportivos no Brasil têm fãs apaixonados, estádios obsoletos e violência'', diz título do Fox News Latino

“Não há nada como ser um fã de esporte no Brasil. Mas não é fácil ser um fã de esporte no Brasil”, afirma o texto, produzido por repórteres da agência de notícias que estão no Brasil com a missão de contar ao mundo o que acontece no país da Copa.

A reportagem conta que os brasileiros têm o poder de fazem de qualquer oportunidade uma grande festa, “estejam num estádio de um bilhão de reais ou na quadra de vôlei do bairro”. Os americanos perceberam que os o povo brasileiro faz isso “apesar de enfrentar desafios que fãs dos Estados Unidos e da Europa não estão acostumados a encontrar”.

Entre outros problemas encontrados pelos jornalistas estrangeiros, não há, segundo eles, “postos de vendas de ingressos decentes, nem assentos demarcados nos estádios. Em vez disso, há estádios obsoletos, com muito pouco conforto e uma falta de segurança generalizada, dentro e fora do estádio”.

Contudo, a Associated Press citou uma declaração do famoso cineasta americano Spike Lee para exemplificar a paixão dos brasileiros pelo futebol, capaz de esconder os problemas debaixo do tapete de grama por alguns instantes e emocionar até os estrangeiros. Depois de assistir à final da Copa do Brasil desse ano, vencida pelo Flamengo no estádio do Maracanã, Spike Lee escreveu: – “Eu não posso mentir. O jogo dessa noite fez nosso Super Bowl (jogo final do futebol americano) parecer a final do torneio amador. Esse lugar esteve uma loucura durante todo o jogo. Meus ouvidos continuam zunindo e o jogo acabou uma hora atrás. Nunca ouvi uma torcida tão barulhenta na vida.”

“Os pilotos de Fórmula-1 vão dizer que o entusiasmo dos fãs é o faz valer a pena retornar ao país todos os anos”, afirma a reportagem, que lembra das recorrentes reclamações dos pilotos com relação à falta de estrutura e à pista do autódromo de Interlagos.

Ao citar explicações do Ministro dos Esportes Aldo Rebelo, a reportagem conclui que fãs brasileiros não esperam ser tratados como consumidores.

“O que leva os fãs aos estádios no Brasil é a paixão, a fantasia”, afirmou Aldo Rebelo. “Os fãs não vão ao estádio procurando por um bom entretenimento. Eles ficarão felizes se o melhor jogador do time adversário não puder jogar. Eles não estão alí para ver um grande produto. Estão alí pelo time deles”, explicou o ministro aos jornalistas estrangeiros.