Blog do Marcos Peres

18 veteranos de guerra defenderão EUA nas Paralimpíadas

Marcos Peres

18 veteranos de guerra feridos em combate vão defender os Estados Unidos nas Paralimpíadas de Inverno de Sochi, a partir dessa semana, na Rússia. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos recebe fundos do governo federal para prover suporte de pós-reabilitação e inclusão de milhares de veteranos de guerra em programas esportivos pelo país.

O porta-bandeira escolhido pelos atletas da delegação americana para a cerimônia de abertura dos Jogos é um veterano da Marinha dos Estados Unidos, Jon Lujan, atleta do esqui alpino. O sargento Lujan teve dois discos da coluna lombar rompidos durante uma missão no Iraque, em 2003, que o deixaram com danos permanentes no sistema nervoso e paralisia nas partes inferiores das pernas.

Sargento Jon Lujan, veterano da Marinha dos EUA, porta-bandeira em Sochi - foto: teamusa.org

Sargento Jon Lujan, veterano da Marinha dos EUA, porta-bandeira em Sochi – foto: teamusa.org

“Obviamente, para mim a bandeira representa nosso país. E desde quando nos tornamos um país, essa bandeira foi levantada em cada batalha, cada feriado. E é estendida sobre os caixões de nossos militares”, disse Lujan, que serviu como sargento da Marinha dos Estados Unidos por oito anos e meio.

Jon Lujan usa botas especiais que imobilizam a parte inferior das pernas, tornozelos e pés para esquiar. Assim, ele pode controlar os esquis com os movimentos dos joelhos, parte superior das pernas, quadris e tronco. Ele é o terceiro veterano de guerra consecutivo a carregar a bandeira dos Estados Unidos nos Jogos Paralímpicos de Inverno. O veterano do exército Heath Calhoun, companheiro de quarto de Lujan na Vila Olímpica, foi o porta-bendeira nos Jogos de Vancouver-2010. E o veterano da Marinha Costeira, Chris Devlin-Young, teve a honra em Torino-2006.

Os 18 veteranos de Guerra representam 22,5% da delegação americana em Sochi, que conta com 80 membros, 22 mulheres e 58 homens. Mas, em parceria com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o Departamento Americano para os Veteranos, o Comitê Olímpico dos EUA mantém um projeto de ajuda de custo em dinheiro para milhares de paratletas feridos em guerra. Quase todos eles, envolvidos apenas em atividades esportivas locais. A assistência monetária mensal varia de $ 567 a 1.070 dólares (R$ 1,3 a 2,5 mil).