Blog do Marcos Peres

Ex-aposentado Phelps vai tentar vaga em Mundial

Marcos Peres

 

Michael Phelps vai tentar voltar a um Mundial - foto: Francois Xavier Marit / AFP

Michael Phelps vai tentar voltar a um Mundial – foto: Francois Xavier Marit / AFP

Depois de retornar de 20 meses de aposentadoria, o nadador americano Michael Phelps vai tentar voltar a um Campeonato Mundial. Dono de 26 títulos mundiais, Phelps, que vai completar 29 anos no dia 30 de junho, vai nadar nesse final de semana o Grand Prix de Santa Clara, última competição antes do Campeonato Nacional dos Estados Unidos, que será disputado em agosto e vai definir a equipe americana para o Mundial de Kazan-2015, na Rússia.

“Quero ver em que nível estou ao final dessa competição”, disse Phelps. “Espero terminar com algumas nadadas positivas que me ajudem a seguir em frente para o Campeonato Nacional.”

Dono de 18 medalhas olímpicas de ouro, um recorde histórico, Michael Phelps não confirma se a meta final de seu retorno à natação é a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. “Sou uma pessoa orientada por objetivos”, afirmou Phelps. “Vocês não saberão (meus objetivos) até acontecerem. Deixo minha natação falar por mim.”

Porém, o técnico Bob Bowman, responsável por tornar Phelps o maior fenômeno da história das Olimpíadas – dono de 22 medalhas- , acredita que Phelps possa ser competitivo em 2016, aos 31 anos de idade. “Ele é bom o suficiente. Em vez de um programa de 4 anos, estamos em um programa de 4 horas”, disse o treinador. “Vamos ver como ele se comporta depois dessa competição”, completou.

O GP de Santa Clara é a terceira competição de Michael Phelps desde a volta à natação competitiva. E também o mais ambicioso. Pela primeira vez esse ano, o americano vai nadar quatro provas em um mesmo final de semana: 100m livre, 100m borboleta, 200 livre e 200m quatro estilos.