Blog do Marcos Peres

Brasileiros trocam Disney pelo UFC em Orlando

Marcos Peres

Passagens de ida e volta São Paulo – Orlando para o feriado da Páscoa “chegaram a custar R$ 3,2 mil na classe econômica da TAM. Os vôos estavam lotados”, contou a brasiliense Cristina de Souza. Os parques temáticos da região estão “intransitáveis e se ouve gente falando português por todo lado”, afirmou o paulistano Armínio Mendonça. “É como aqui na pesagem do UFC”, comparou o representante comercial, que vestia a camisa da seleção brasileira de futebol. Uma das cidades mais visitadas do mundo, Orlando recebeu 639 mil brasileiros em 2012, segundo a última pesquisa realizada pelo Departamento do Comércio dos Estados Unidos e divulgada no ano passado.

Esses números inspiraram o UFC a escalar seis lutadores brasileiros para o evento desse sábado, em Orlando. E os torcedores certamente corresponderam à expectativa dos organizadores. Foram responsáveis, em grande parte, por praticamente esgotar os cerca de 17 mil ingressos disponíveis na arena Amway Center. A considerar o grande número de brasileiros presentes à pesagem oficial, realizada nessa sexta-feira, se não for a maior, a torcida brasileira deve ser a mais barulhenta nesse sábado.

“Faz muita diferença saber que a galera está do seu lado”, disse o peso-pesado brasileiro Fabrício Werdum, escalado para a luta principal do evento, contra o americano Travis Browne. “Tem muito latino aqui também. E, como eu trabalho na televisão, comentando para o UFC Network na parte de espanhol, acho que isso vai me ajudar. Vai ter muita gente da América Latina. Vai ser bem legal ter uma torcida a meu favor”, afirmou Werdum.

O adversário, Travis Browne, disse que “muitas pessoas têm perguntado se há alguma rusga entre lutadores brasileiros e americanos”, depois que foi ao ar pela televisão uma briga, fora do octógono, entre os treinadores do programa TUF Brasil, Wanderlei Silva e Chael Sonnen. “Tenho explicado que não é entre Brasil e Estados Unidos”, contou Browne. “É entre Chael Sonnen e Wanderlei Silva. Wanderlei agiu como eu talvez agisse se não me enxergasse como atleta. Foi muito emocional, cheio de orgulho. É duro, porque Sonnen falou um monte de coisas ruins sobre o povo brasileiro. Mas penso que os dois cometeram erros”, ponderou o lutador americano, nascido na ilha de Oahu, no Havaí.

O vencedor do combate entre Browne e Werdum vai lutar pelo cinturão dos pesados, provavelmente no fim do ano, contra o atual campeão, o americano Cain Velasquez. Outros brasileiros também podem se aproximar muito do topo do UFC depois do evento de Orlando. Ambos na categoria peso-leve: depois de cinco vitórias consecutivas, Rafael dos Anjos vai enfrentar o invicto russo Khabib Nurmagomedov. Edson Barboza, atual número oito do ranking do UFC, vai pegar o americano Donald Cerrone. Porém, Barboza não considera a barulhenta torcida brasileira uma vantagem.

“Pra mim, sinceramente, não faz diferença, porque quando entro alí, tento ficar focado na luta o tempo todo”, contou o carioca Edson Barboza. “Procuro esquecer o que está acontecendo do lado de fora. Se a gente se distrair um segundo com o pessoal gritando, a pressão, pode ser o segundo em que a gente perde a luta.” Barboza vai lutar contra o americano Donald “Cowboy” Cerrone, que tem uma opinião bem peculiar: para ele, quanto mais barulho, melhor. E não importa a favor de quem: “Cerrone – Tudo o que me interessa é explodir o teto daquele ginásio. É o que espero. A luta do ano”, disse o “Cowboy”, com um sorriso no rosto.

Veja, destacados em negrito, os seis brasileiros que vão lutar na programação do UFC Orlando, nesse sábado:

CARD PRINCIPAL

Peso-pesado: Fabrício Werdum x Travis Browne

Peso-galo feminino: Miesha Tate x Liz Carmouche

Peso-leve: Donald Cerrone x Edson Barboza

Peso-médio: Brad Tavares x Yoel Romero (84,1kg)

CARD PRELIMINAR

Peso-leve: Rafael dos Anjos x Khabib Nurmagomedov

Peso-meio-médio: Thiago Pitbull x Seth Baczynski

Peso-leve: Jorge Masvidal x Pat Healy

Peso-pena: Estevan Payan x Alex White

Peso-médio: Caio Monstro x Luke Zachrich

Peso-meio-médio: Jordan Mein x Hernani Perpétuo

Peso-mosca: Dustin Ortiz x Ray Borg

Peso-pena: Mirsad Bektic x Chas Skelly

Peso-pesado: Derrick Lewis x Jack May