Blog do Marcos Peres

Michael Phelps está de volta

Marcos Peres

O maior atleta olímpico de todos os tempos deve voltar a competir ainda no mês de abril, depois de um ano e oito meses de aposentadoria. O retorno do nadador americano Michael Phelps, dono de 22 medalhas olímpicas, ao mundo competitivo é esperada para o Grand Prix da cidade de Mesa, que será disputado de 24 a 26 de abril no estado do Arizona.

Michael Phelps se aposentou depois dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ao tornar-se o atleta com maior número de medalhas na história das Olimpíadas, ultrapassando a ex-ginasta soviética Larisa Latynina. Porém, aos 28 anos de idade, Phelps voltou a treinar no final do ano passado, inscrevendo-se novamente no programa de controle da Agência Mundial Antidoping (WADA). Depois de se submeter ao programa antidoping durante seis meses, o maior nadador que o planeta já viu está liberado para nadar competitivamente, em uma jornada que deve levá-lo até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, quando Phelps terá 30 anos.

A Federação de Natação dos Estados Unidos confirmou nessa segunda-feira que Phelps está entre os mais de 500 nadadores inscritos no torneio. As entradas para muitas sessões do Grand Prix já estão quase esgotadas, segundo os organizadores.

Se concretizar o plano de participar das Olimpíadas pela quinta vez, Michael Phelps poderá elevar os Jogos do Rio de Janeiro a um novo patamar de interesse mundial.

Atualização:

Michael Phelps deve nadar até quatro eventos no Grand Prix de Mesa, segundo o treinador Bob Bowman: Os 100m borboleta, os 100m e os 50m livre e, talvez, os 50m borboleta. ''Vai ser ótimo para o esporte ter Michael de volta às competições'', afirmou Bowman ao jornal USA Today. ''Nós realmente não temos expectativas para o que possa acontecer. Queremos apenas nos divertir e ver como será'', explicou  o treinador.