Blog do Marcos Peres

Projeto de estádio de Beckham em Miami impressiona

Marcos Peres

As primeiras ilustrações do projeto do estádio de futebol que David Beckham pretende construir em Miami, nos Estados Unidos, são impressionantes. Assim como a carreira do ex-jogador inglês, astro do esporte, da moda, do mundo das celebridades, o local desejado para a construção da arena não é nada modesto: O famoso Porto de Miami, que é interligado à região central da cidade por uma ponte.

Ilustração do estádio no Porto de Maimi - Divulgação Miami’s Arquitectonica e 360 Architecture

Ilustração do estádio no Porto de Maimi – Divulgação Miami’s Arquitectonica e 360 Architecture

A concepção de uma arena com capacidade para 25 mil espectadores no Porto de Miami causou um acalorado debate na cidade, que já sofre com congestionamentos nos arredores. Esse é um dos motivos pelos quais outras quatro áreas estão sendo consideradas.

O estádio de Miami seria o terceiro maior da liga profissional de futebol, a Major League Soccer. O projeto inicial, desenvolvido pelas empresas Arquitectonica e 360 Architecture, contempla restaurantes, cafés, lojas e até uma casa noturna no complexo da arena de futebol. O grupo de investidores que se juntaram ao ex-jogador inglês planeja pagar pela construção sem o envolvimento de dinheiro público.

Arena teria capacidade para 25 mil espectadores - Divulgação Miami’s Arquitectonica e 360 Architecture

Arena teria capacidade para 25 mil espectadores – Divulgação Miami’s Arquitectonica e 360 Architecture

“Nós sentimos que um estádio na região central pode ser um fator-chave para o renascimento de uma grande cidade”, disse John Alschuler, especialista do mercado imobiliário contratado pelo grupo liderado por Beckham. “David (Beckaham) adora o que está se tornando e muito dessa energia é a região central”, explicou Alschuler ao jornal Miami Herald.

As empresas de cruzeiros marítimos que operam no Porto de Miami são contra a construção de um estádio no local. A Royal Caribbean Cruises, uma das maiores do setor, declarou ter “profundas ressalvas”, dizendo ter planos prévios para o desenvolvimento da área apontada pelo time de executivos de David Beckham.

Projeto inclui uma praça de entretenimento - Divulgação Miami’s Arquitectonica e 360 Architecture

Projeto inclui uma praça de entretenimento – Divulgação Miami’s Arquitectonica e 360 Architecture

David Beckham, ex-capitão da seleção inglesa, foi a maior estrela da liga americana durante cinco temporadas, atuando pelo Los Angeles Galaxy de 2007 a 2012. Beckham adquiriu a franquia da MLS na virada do ano. O time, que planeja estrear na liga em 2017, ainda não tem um nome definido.