Blog do Marcos Peres

Júlio César revela cobrança de Felipão na TV canadense

Marcos Peres

Imagens dos bastidores da chegada do goleiro Júlio César a Toronto estão sendo exibidas na TV canadense, em um programa produzido pelo novo time do goleiro da seleção brasileira, o Toronto F.C. A atração se chama All for One (“Todos por um”, em português), em referência ao lema dos “Três Mosqueteiros”, obra do escritor francês Alexandre Dumas no século 19. A caminhada de Júlio César na liga norte-americana, a Major League Soccer, começa nesse sábado, contra o Seattle Sounders.

Júlio César nos bastidores da chegada a Toronto - All For One - Toronto F.C.

Júlio César nos bastidores da chegada a Toronto – All For One – Toronto F.C.

No caminho entre o hotel e o moderno centro de treinamentos do Toronto F.C., em Downsview Park, no subúrbio da cidade de Toronto, Júlio César fala sobre o alívio de ter finalmente encontrado um time para jogar, depois de oito meses no banco de reservas do Queens Park Rangers, da Inglaterra. E da pressão do técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, para que o goleiro voltasse a atuar e, assim, ganhasse ritmo de jogo para a Copa do Mundo desse ano.

“No primeiro ano, tudo bem. Mas, no segundo ano, quando você não joga, é duro”, disse Júlio César. “Especialmente para mim, que preciso jogar para estar em forma para a Copa do Mundo. E o treinador da seleção me ligava todo dia: ‘Você encontrou um time? Já encontrou um time?’ – Eu vou, calma! Não é fácil. Encontrar um time que queira me levar não é fácil. Finalmente, quando fiquei sabendo sobre o Toronto, disse é claro, vamos.” Felipão garantiu Júlio César na Copa do Mundo ainda em setembro de 2013, 9 meses antes da competição.

O programa, exibido em três emissoras diferentes no Canadá, TSN, SportsNet One e GolTV, mostra algumas belas imagens da cidade de Toronto, capital da província de Ontario, e a reação do goleiro brasileiro, ainda dentro do carro que o levava para a apresentação oficial. “Um dia, você está no Brasil, um dia na Itália, um dia na Grã-Bretanha, um dia em Toronto”, disse sorrindo o jogador. “Muitas mudanças! Muitos amigos me disseram que Toronto é uma ótima cidade para se viver, apesar do clima (gelado). Sabe, no Brasil – não gosto muito de falar sobre isso, mas é a realidade – é muito perigoso, especialmente no Rio e em São Paulo”, comentou Júlio César, que revelou ter tentado acordos com clubes brasileiros antes de assinar contrato de empréstimo até dezembro de 2014 com o Toronto F.C.

Ao encontrar no vestiário o técnico Ryan Nelson, Júlio César abraça o treinador neozelandês, dizendo: “Bom te ver! Obrigado por tudo!” E Nelson responde: “Sem problemas. É bom te ver aqui”.

Áudio das emissoras de rádio locais citam as principais conquistas de Júlio César no futebol, cinco títulos na liga italiana pelo Inter de Milão, a Copa dos Campeões da UEFA 2009-2010 e o Mundial de Clubes da FIFA de 2010. “Vamos ver se ele consegue corresponder a todas as expectativas em Toronto”, conclui um dos âncoras do rádio canadense.