Blog do Marcos Peres

Parceiros desde os dez anos de idade ganham ouro

Marcos Peres

Charlie White e Meryl Davis patinam juntos há 17 anos. Foram apresentados aos dez anos de idade, por um treinador visionário de uma escolinha de patinação de Michigan, nos Estados Unidos. Viveram o mesmo sonho de infância, que resistiu à adolescência, amadureceu na fase adulta e se realizou na última segunda-feira: A conquista da primeira medalha olímpica de ouro da história dos EUA na dança no gelo da patinação artística.

Charlie White e Meryl Davis conquistam primeiro ouro da história da dança no gelo dos EUA

Charlie White e Meryl Davis conquistam primeiro ouro da história da dança no gelo dos EUA

Hoje, Meryl Davis tem 27 anos, Charlie White, 26. Eles não apenas trabalham juntos, como também ganharam bolsas de estudos da mesma universidade, a Universidade de Michigan. Ela estuda antropologia cultural. Ele, política social. Porém, a parceria se solidificou na infância graças aos pais, de ambos, que tornaram-se grandes amigos. “Charlie e eu crescemos a 10 minutos um do outro. Nossos pais são melhores amigos. Nós crescemos juntos e nos conhecemos muito bem”, contou Meryl ainda em 2009, primeira temporada de sucesso internacional do casal.

Embora o relacionamento entre eles tenha durado mais do que muitos casamentos nos dias de hoje, Charlie e Meryl não são namorados. Ele atualmente mantém um relacionamento amoroso com a patinadora americana aposentada Tanith Belbin. Só mesmo uma patinadora de profissão para compreender que White sempre passará muito mais tempo com a parceira de treino do que com a própria namorada, enquanto patinar competitivamente. Não haveria outra forma de superar o histórico favoritismo dos canadenses e russos.

Foram precisos 17 anos de parceria para que White e Meryl alcançassem a excelência indiscutível. Traduzida não só em forma de medalha de ouro, mas conquistada através de três recordes mundiais: Em Sochi, eles atingiram a maior nota já concedida no programa curto, 78.89 pontos, a mais alta nota da história do programa livre, 116,63, e, portanto, uma nota total combinada como nunca se havia visto na dança no gelo: 195,52.

“Você tem que olhar no espelho e procurar entender todos os dias  que é preciso para chegar lá”, afirmou Charlie White logo após a conquista. “Há muita busca espiritual quando você está no topo do jogo, como estamos. Você amadurece muito mais rápido sob essa pressão e penso que foi isso que fizemos.”

Charlie White e Meryl Davis conquistaram também o primeiro título mundial da dança no gelo dos Estados Unidos, em 2011, igualando o feito em 2013. São os atuais pentacampeões da final do Grand Prix de patinação. Depois de conquistarem a medalha de prata nas Olimpíadas de Vancouver, há quatro anos, construíram um sólido favoritismo no atual ciclo olímpico. A forma com que lidaram com a pressão, além das lindas e inspiradoras performances no Iceberg Skating Palace, tornaram Meryl Davis e Charlie White os maiores símbolos, a principal história dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Sochi-2014.

“Nós crescemos juntos em todos os sentidos do mundo”, disse Meryl. “E eu estou muito satisfeita de termos sido capazes de fazer isso juntos”, completou.