Blog do Marcos Peres

LeBron, Anthony e Howard querem jogar Rio-2016

Marcos Peres

As estrelas LeBron James e Carmelo Anthony estão entre os 28 jogadores que se comprometeram a representar os Estados Unidos entre o Campeonato Mundial, que será disputado esse ano na Espanha, e as Olimpiadas do Rio de Janeiro, em 2016. Kobe Bryant está fora da lista divulgada pela federação americana nessa quinta-feira. E o pivô Dwight Howard está de volta à seleção.

Dwight Howard está de volta à seleção dos EUA - foto: Andrew Richardson-USA TODAY Sports

Dwight Howard está de volta à seleção dos EUA – foto: Andrew Richardson-USA TODAY Sports

O tecnico Mike Krzyzewski conta com 11 dos 12 jogadores do grupo que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2012. O único ausente é Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers, que já havia dito que se despediria da seleção nos Jogos Olímpicos de Londres.

O armador Chris Paul e os alas LeBron James e Carmelo Anthony não devem disputar o mundial, agora chamado de Copa do Mundo de Basquete, entre agosto e setembro desse ano, na cidade de Barcelona. Mas o time deve contar com alguns dos melhores jogadores da atualidade, como o ala Kevin Durant e o pivô Kevin Love, além de James Harden, uma das sensações das últimas duas temporada.

Dwight Howard, pivô de 28 anos, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, esta de volta a seleção, depois que uma cirurgia nas costas o impediu de jogar as Olimpíadas de Londres. Howard demostrou intenção de jogar o mundial. Mesmo machucados atualmente, os armadores do Chicago Bulls, Derrick Rose, e do Oklahoma City Thunder, Russell Westbrook, também figuram na lista.

''Nós temos muita sorte em ter 11 dos 12 membros do time que ganhou o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres querendo fazer parte do programa da seleção novamente'', disse o diretor da Federacao de Basquete dos Estados Unidos, Jerry Colangelo. ''Receber esse tipo de comprometimento é notável e demonstra o quanto significa para nossos jogadores representar o basquete americano e o nosso país'', completou o dirigente.

Se conquistar mais um título mundial esse ano, em Barcelona, a seleção americana garantirá uma vaga para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Um segundo lugar obrigaria alguns astros da NBA a abrirem mão das férias no verão de 2015 para disputar o pré-olímpico para os Jogos do Rio.

Os 28 jogadores são:

Carmelo Anthony (New York Knicks), LeBron James (Miami Heat), Chris Paul (Los Angeles Clippers), Deron Williams (Brooklyn Nets),Tyson Chandler (New York Knicks), Anthony Davis (New Orleans Pelicans), Kevin Durant (Oklahoma City Thunder), James Harden (Houston Rockets), Andre Iguodala (Golden State Warriors), Kevin Love (Minnesota Timberwolves), Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder), Dwight Howard (Houston Rockets), Blake Griffin (Los Angeles Clippers), Stephen Curry (Golden State Warriors), Derrick Rose (Chicago Bulls), LaMarcus Aldridge (Portland Trail Blazers), Bradley Beal (Washington Wizards), DeMarcus Cousins (Sacramento Kings), Andre Drummond (Detroit Pistons), Kenneth Faried (Denver Nuggets), Paul George (Indiana Pacers), Gordon Hayward (Utah Jazz), Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers), Kyle Korver (Atlanta Hawks), David Lee (Golden State Warriors), Kawhi Leonard (San Antonio Spurs), Damian Lillard (Portland Trail Blazers) e Klay Thompson (Golden State Warriors).