Blog do Marcos Peres

Primeiro negro campeão olímpico de inverno busca o tri

Marcos Peres

O patinador americano Shani Davis tinha 23 anos de idade quando se tornou o primeiro atleta negro a conquistar uma medalha olímpica de ouro em um esporte individual nos Jogos de Inverno. Foi nas Olimpíadas de Turim-2006, na Itália. Aos 31 anos, Davis agora pode se consagrar também o primeiro atleta da história a vencer o mesmo evento em três Olimpíadas de Inverno consecutivas. Ele conquistou, nesse fim-de-semana, classificação para os mil metros da patinação de velocidade dos Jogos Olímpicos de Sochi-2014, na Rússia, prova vencida por ele nos Jogos Olímpicos de Turim-2006 e Vancouver-2010.

Reprodução: www.teamusa.org / Getty Images

Reprodução: www.teamusa.org / Getty Images

“Está lá no fundo da minha mente, mas continuo competindo”, comentou Davis a respeito dos fatos históricos. “Talvez quando me aposentar, reflita a respeito disso um pouco mais. Mas eu continuo tendo muito trabalho a fazer”, disse ele.

Assista ao feito histórico de Shani Davis nas Olimpíadas de Turim-2006: 

Shani Davis, que já havia conquistado classificação para as Olimpíadas de Sochi nos 1.500 metros, venceu a seletiva americana dos mil metros com o tempo de 1 minuto, 7 segundos e 52 centésimos, mais de um segundo superior ao recorde mundial estabelecido por ele em março de 2009.

“Eu quero simplesmente chegar lá e fazer o meu melhor. Se eu for o melhor homem naquele dia, ficarei muito satisfeito de levar para casa uma medalha de ouro para a minha coleção, disse Davis, que tem também duas medalhas olímpicas de prata, dos 1.500 metros. “Caso contrário, terei dado o meu melhor e isso é o que eu posso fazer”, completou o patinador.