Blog do Marcos Peres

Klinsmann renova com seleção dos EUA até Copa de 2018

Marcos Peres

Ciente da dificuldade de passar da primeira fase da Copa do Mundo do Brasil, a Federação de Futebol dos Estados Unidos garantiu a extensão do contrato do técnico Jürgen Klinsmann até a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, evitando assim um maior desgaste do treinador alemão em relação aos resultados da seleção americana na Copa de 2014.

O sorteio da Copa de 2014 colocou os Estados Unidos no grupo G, considerado um dos mais disputados da competição, que terá a tricampeã mundial Alemanha, Portugal, do astro Cristiano Ronaldo, e Gana, uma das principais seleções da África.

Jürgen Klinsmann negou propostas de times da Europa - foto: BRIAN STEWART/EFE

Jürgen Klinsmann negou propostas de times da Europa – foto: BRIAN STEWART/EFE

“Um dos motivos pelos quais contratamos Jürgen como nosso treinador foi avançar com o programa e já vimos os estágio iniciais disso acontecendo dentro de campo e for a dele em diversas áreas”, disse o presidente da US Soccer, Sunil Gulati. “Nos últimos dois anos, ele construiu sólidas fundações desde o time principal até as equipes mais jovens e nós queremos continuar a construção aproveitando esse sucesso”, afirmou o dirigente.

Klinsmann acumula 27 vitórias, 10 derrotas e 7 empates pela seleção dos Estados Unidos desde 2011. O time terminou o ano de 2013 em primeiro lugar na CONCACAF, conquistando a classificação para a Copa do Mundo do Brasil por antecipação.

Terceiro maior artilheiro da história da seleção alemã, campeão da Copa do Mundo de 1990, Jürgen Klinsmann vive há 15 anos nos Estados Unidos. Ele assumirá também o cargo de diretor técnico da federação americana.

“Tenho muita sorte por continuar o trabalho que começamos mais de dois anos e meio atrás”, comemorou Klinsmann. “O cargo de diretor técnico é um grande desafio e também uma grande oportunidade, já que queremos continuar conectando os pontos com os times das categorias de base dos Estados Unidos, o aperfeiçoamento dos treinadores, a academia de desenvolvimento e as fortificação das raízes (do futebol) nesse país.”