Blog do Marcos Peres

Virgem do atletismo pode disputar Olimpíadas de Inverno

Marcos Peres

Lori “Lolo” Jones virou celebridade no mundo do esporte quando, em maio de 2012, aos 29 anos de idade, contou que pretendia manter a virgindade até se casar. Considerada uma das mais belas atletas da delegação americana nas Olimpíadas de Londres, Lolo ganhou enorme exposição nas emissoras de televisão e de rádio, virou capa de revista, se tornou “viral” nas mídias sociais a ponto de, recentemente, decidir não mais discutir o assunto publicamente.

Desde o final dos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado, Lolo ganhou quase 13,5 quilos. Não que tenha abusado do chocolate, depois da decepção de quase ter conquistado uma medalha pela segunda vez em duas Olimpíadas consecutivas. A velocista seguiu uma rigorosa dieta nos últimos meses para ganhar peso, afim de disputar pela primeira vez as Olimpíadas de Inverno. Lolo aceitou um convite para participar das seletivas americanas de bobsled – o trenó que atinge altas velocidades numa pista de gelo, que mais parece uma montanha russa – para as Olimpíadas de Inverno de Sochi-2014, na Rússia.

Lolo Jones no atletismo - foto: Andy Lyons/Getty Images North America

Lolo Jones no atletismo – foto: Andy Lyons/Getty Images North America

Lolo Jones protagonizou uma das maiores decepções das Olimpíadas de verão de Pequim-2008. A americana perdeu a medalha de ouro ao tropeçar na penúltima barreira dos 100m com barreiras. Ela liderava a prova com grande vantagem, mas acabou na sétima posição. Quatro anos mais tarde, em Londres-2012, Lolo terminou a mesma prova em quarto lugar, perdendo a medalha de bronze por um centésimo de segundo.

Assim como fez o ex-velocista brasileiro Claudinei Quirino nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim-2006, Lolo Jones pretende usar sua explosão muscular para tentar ajudar a impulsionar o trenó americano na largada. Ela saberá se o esforço valeu a pena no próximo dia 19 de janeiro, quando o time americano será anunciado, a poucos dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Sochi, que vão acontecer em fevereiro, na Rússia.

Lolo Jones no bobsled - foto: Harry How/Getty Images North America

Lolo Jones no bobsled – foto: Harry How/Getty Images North America

No atletismo, Lolo Jones vinha competindo mantendo os 60 quilos. Mas, para ajudar a empurrar um trenó de 180 kg, a moça de 31 anos precisou ganhar massa muscular. As quatro horas de trabalho na pista de atletismo se tornaram quatro horas de musculação com peso. E Lolo passou a consumir nove mil calorias por dia.

“Em 13 anos de carreira no atletismo, havia momentos em que eu sentia que se desse uma mordida num doce, minha carreira estaria acabada”, contou Lolo ao jornal Denver Post. “Ter as comportas abertas, podendo comer qualquer coisa, você sente: – Isso vai ser demais! E é mesmo durante uma semana e meia. Depois, seu corpo diz: – O que você está fazendo comigo? Não estou acostumado com isso. E eu tive que arrumar outras formas de ganhar peso”, disse a atleta.

Lolo Jones faz musculação - Reprodução Instagram Lolo Jones

Lolo Jones faz musculação – Reprodução Instagram Lolo Jones

Reprodução Instagram Lolo Jones

Reprodução Instagram Lolo Jones

Lolo Jones planeja retornar ao atletismo depois dessa aventura de inverno. Para isso, vai precisar perder todo esse peso extra.

“Eu sei que o que estou fazendo é um tanto extremo”, admitiu Lolo. “Mas, enquanto estou treinando para as Olimpíadas de Inverno, continuo treinando (para o atletismo). Continuo em forma. A única coisa que terei que fazer será perder esses 13,5 quilos. Então, estarei de muito mal humor depois de Sochi”, se divertiu a corredora – que ainda não se casou.