Blog do Marcos Peres

A pedido de Klinsmann, capitão dos EUA deve jogar na Europa

Marcos Peres

O capitão da seleção de futebol dos Estados Unidos, Clint Dempsey, de 30 anos, decidiu seguir as orientações do técnico dos Estados Unidos, Jürgen Klinsmann, e já está negociando sua transferência por empréstimo para o futebol europeu. O atacante do Seattle Sounders está sendo disputado na Inglaterra por Newcastle , Tottenham Hotspur, Aston Villa, Southampton e Fulham, segundo o jornal ingles The Guardian.

Klinsmann pediu aos jogadores que atuam no campeonato americano que considerem propostas de empréstimo para clubes europeus durante o inverno do hemisfério norte, período em que os times da Major League Soccer ficam ociosos.

“Se você tiver uma chance de ir por empréstimo para a Europa, faça isso”, Klinsmann revelou ter dito aos atletas. “É crucial para nós que os jogadores entendam que tudo o que fizerem agora terá uma influência no Brasil em 2014. Eles não podem se acomodar”, afirmou o ex-atacante alemão.

Clint Dempsey - Cortesia MLS/ Seattle Sounders

Clint Dempsey – Cortesia MLS/ Seattle Sounders

O treinador pretende convocar os jogadores que permanecerem sem atividade para treinamentos da seleção nos mês de janeiro, que acontecerão na Califórnia e no centro de treinamentos do São Paulo FC, no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo.

Embora a maioria dos integrantes da seleção dos Estados Unidos hoje atuem na Europa, alguns dos principais jogadores do time de Klinsmann foram repatriados nos últimos anos, como o meia Landon Donovan, do Los Angeles Galaxy e o próprio Dempsey, que jogou na Inglaterra entre 2007 e 2013.

Os Sounders compraram Dempsey do Tottenham Hotspur em agosto desse ano, mas contusões limitaram a participação do principal jogador do time de Seattle a apenas 12 jogos da temporada e um gol marcado.

As últimas convocações de Jürgen Klinsmann para jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 contaram, em média, com oito jogadores que atuam nos Estados Unidos. À exceção dos quatro times envolvidos nas finais de conferência da Major League Soccer, nesse fim de semana, todos os outros clubes já estão de férias. A final do campeonato americano acontecerá no dia 7 de dezembro.

O campeonato de 2014 comecará apenas no mês de março. E só os três clubes classificados para as quartas-de-final da Liga dos Campeões da CONCACAF voltarão às atividades antes da pré-temporada da MLS, o Los Angeles Galaxy, o Houston Dynamo e o San Jose Earthquakes.