Blog do Marcos Peres

Thierry Henry é futebol-arte para os americanos

Marcos Peres

Um bloquinho de papel e uma caneta são suficientes para fazer um desenho animado. Passando as folhas de um caderno, é possível dar vida a um personagem imaginário. Os cartunistas deram a essa arte o nome de Flipbook.

Os Flipbooks não costumam retratar a vida real. A menos que haja algo mágico para reproduzir, como os melhores momentos de um dos maiores jogadores de futebol das últimas décadas.

O canal de internet americano KickTV reinventou os lances mais memoráveis do atacante francês Thierry Henry nos gramados americanos.

“Com 400 gols assinados por ele, fomos ainda mais longe”, diz a chamada do vídeo. “Experimente o brilhantismo de Thierry através dessa mistura entre vídeo, arte de desenho manual e animação gráfica.”

Os desenhos são do cartunista Ben Zurawski:

Henry, de 36 anos, joga pelo New York Red Bulls desde 2010. O francês se tornou o principal jogador da liga quando o inglês David Beckham se despediu da Major League Soccer, em 2012. Com um contrato de $ 4,35 milhões de dólares por ano – cerca de R$ 9,9 milhões -, Thierry Henry também é o mais bem pago do futebol americano.

Campeão da Copa do Mundo de 1998, Henry é o maior goleador da seleção francesa em todos os tempos. Ultrapassou o lendário Michel Platini em 2007 e se aposentou do time francês após a Copa do Mundo de 2010, com 51 gols.