Blog do Marcos Peres

Campeão do futebol americano recupera anel do título 21 anos depois de furto.

Marcos Peres

Lance Alworth, integrante do Hall da Fama da liga profissional de futebol americano, recuperou nessa terça-feira o anel do título da temporada 1971 da NFL, 21 anos depois dele ter sido furtado de uma exposicão.

Lance Alworth comemora mostrando o anel recuperado - Foto: Lenny Ignelzi, AP

Lance Alworth comemora mostrando o anel recuperado – Foto: Lenny Ignelzi, AP

O ex-jogador do Dallas Cowboys acionou as autoridades depois de receber uma ligação no último dia 7 de setembro exigindo $ 40 mil dólares – cerca de R$ 87,7 mil – pelo anel.

O Departamento do Xerife do condado de San Diego, na Califórnia, descobriu que o anel seria vendido no próximo dia 20 de novembro em um leilão na cidade de Laguna Niguel, com lance mínimo estipulado em $ 44 mil dólares (R$ 96,4 mil).

A joia havia sido furtada de uma exposição em um restaurante da cidade de San Diego em 1992. “É um milagre tê-lo de volta depois de todos esses anos”, comemorou Lance Alworth.

O anel recuperado por Lance Alworth é feito de ouro branco e diamantes.

Anel recuperado, feito em ouro branco e diamantes - Reprodução NFL.com

Anel recuperado, feito em ouro branco e diamantes – Reprodução NFL.com

O xerife de San Diego informou que ainda não houve prisões. Um casal dono de uma loja de penhores na cidade de Palm Springs recebeu o anel em 2001 como garantia para um empréstimo de $ 5 mil a um homem que disse que o havia ganho do próprio ex-jogador em um jogo de pôquer, contou o detetive Jaime Rodriguez, que acredita que o homem não esteja mais vivo.

Foi um funcionário da loja de penhores quem ligou para Lance Alworth para pedir $ 40 mil dólares pelo anel. O ex-jogador disse a ele que o anel havia sido furtado. Mesmo assim, os proprietários da loja decidiram levar a joia a leilão.

Alworth ganhou o anel em 1972, depois do time dele, o Dallas Cowboys vencer o Miami Dolphins por 24 a 3 na cidade de New Orleans. Alworth recebeu dois passes e conseguiu um touchdown naquele jogo. Ele entrou para o Hall da Fama da NFL em 1978.

A tradição dos anéis no esporte dos EUA.
Os anéis dos campeões são uma tradição nos Estados Unidos. Costumam ser distribuídos desde as ligas esportivas do ensino médio no país. Eles simbolizam a vitória.

Michael Jordan posa com seus seis anéis da NBA.

Michael Jordan posa com seus seis anéis da NBA.

Nos esportes profissionais, tradicionalmente levam o nome e o símbolo do time campeão. São feitos habitualmente de ouro branco ou amarelo com diamantes.

Considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan coleciona seis anéis de campeão da NBA.

Clique aqui para ver os anéis da NFL ao longo dos anos.