Blog do Marcos Peres

LeBron James espera jogar nas Olimpíadas do Rio, em 2016.

Marcos Peres

LeBron James celebra a medalha de ouro em Londres-2012. – Harry How/Getty Images

O americano LeBron James, melhor jogador de basquete do mundo na atualidade, afirmou que espera disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Segundo entrevista publicada na noite dessa segunda-feira no portal da NBA na internet, James desmentiu os rumores de que não andava animado para disputar a próxima edição dos Jogos Olímpicos.

“Ainda não estou oficialmente dentro. Não por enquanto. Mas, com sorte, estarei saudável o suficiente e jogando bem até o momento de ser chamado”, afirmou James, que terá 31 anos de idade em 2016.

Participar dos Jogos Olímpicos pela quarta vez já seria um recorde para um jogador de basquete dos Estados Unidos. Mas, para alguém que tem como meta ser lembrado como “o maior de todos os tempos”, um outro recorde pode ser tão valioso quanto ouro. Nenhum jogador de basquete jamais foi tricampeão olímpico.

Nessa terça-feira, começa a busca de LeBron James por outro tricampeonato, o da NBA. Na temporada 2013-2014, James tentará dar mais um de seus saltos fantásticos para estabelecer uma era que leve o nome dele, liderando o Miami Heat ao terceiro título consecutivo. Assim como a dinastia Bill Russell no Boston Celtics dos anos 50 e 60 e a era Michael Jordan no Chicago Bulls.

“Me sinto como sendo um dos, não sei, um dos melhores jogadores do mundo, um dos líderes, um dos maiores modelos do nosso esporte. Sinto que tenho uma responsabilidade, se estou sadio, de ir lá e mostrar o que sou capaz de fazer”, contou James. “É como dizia (Larry) Bird, como dizia MJ (Michael Jordan). Pode haver (na arquibancada) um garoto que ganhou (o ingresso) como presente de aniversário. E aquele é o único presente, ver um jogo do Heat. Com sorte, naquela noite, eu vou poder jogar bem para ele.”

Ao ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, LeBron James igualou Michael Jordan, até então, o único jogador a ganhar o título da NBA, o prêmio de jogador mais valioso da liga e as Olimpíadas num mesmo ano.