Blog do Marcos Peres

Duzentos milhões contra um: UFC confirma Chael Sonnen X Brasil.

Marcos Peres

Pela primeira vez, o reality show The Ultimate Fighter Brasil terá um antagonista, um vilão. O falastrão americano Chael Sonnen, de 36 anos, será um dos treinadores da terceira edição do TUF Brasil. Ao final do programa, ele lutará contra o último brasileiro que decidiu provocar, Wanderlei Silva, de 37 anos, ídolo de grande parte dos brasileiros fãs de MMA.

Sonnen ganhou grande repercussão no Brasil depois de fazer declarações desrespeitosas ao país, ao povo e, principalmente, a lutadores brasileiros. Na mais famosa delas, afirmou que daria um “tapa na bunda” da esposa de Ânderson Silva e a mandaria “fritar um bife”. Alguns meses depois, Sonnen afirmou que levaria ao Brasil “alguns presentinhos” que, segundo ele, os brasileiros não conheciam, como “pasta de dentes”.

A Wanderlei Silva, o lutador metido a comediante, também já disse alguns absurdos, que no universo promocional das lutas, são chamados de “trash talk” (algo como “papo lixo”): ''Ouça Wanderlei, eu vou fazer uma invasão ao seu domicílio. Vou cortar a energia da sua casa e a próxima coisa que você vai ouvir sou eu subindo as escadas, usando um par de óculos de visão noturna…. vou arrombar a fechadura da porta do quarto e tirar uma foto de você na cama com os irmãos Nogueira trabalhando seu 'jiu-jitsu'. Vou pegar a fotografia, postá-la no idiotasdobrasil.com. Isso, Wanderlei, é como ameaçar alguém, Boneca.''

Os americanos, fãs de listas como os “Dez mais”, “As dez melhores”, relembram periodicamente as pérolas de Chael Sonnen nos últimos anos. Leia abaixo algumas delas, listadas por grandes veículos de comunicação como a FOX ou a ESPN:

Sobre o Brasil:
“Saudações de São Paulo! Estou aprendendo a língua local: dança de break nas Olimpíadas Especiais (para pessoas com deficiência intelectual) se chama capoeira. E “brunch” (lanchinho) é chamado de cocaína.”

Sobre Lyoto Machida:
“(Lyoto) Machida é um cavalheiro. MMA é muito cruel. É doce que Lyoto tenha prometido nunca lutar contra sua namorada, Anderson (Silva). Isso é devoção. Eu bateria Machida no caminho para o ringue para bater Anderson. E eu vou chutar o traseiro do Nogeria (Minotouro) no estacionamento, no caminho para a festa. Eu nunca bateria no karatê. O Karatê produziu muitos campeões de MMA, principalmente o … Hum … Ou então, é claro o, não há … Uau, eu pensei que seria mais fácil! Machida não é um cara mau, ele é uma vítima do sistema educacional brasileiro. Há maneiras melhores de obter eletrólitos do que beber urina. (…) Insegurança e incompetência.''

Sobre os irmãos Minotauro e Minotouro Nogueira:
''Eu estava em Las Vegas quando os irmãos Nogueira pisaram pela primeira vez na América. Houve um ônibus, esta é uma história verdadeira. Houve um ônibus que parou em um sinal vermelho, e o pequeno Nog (Nogueira) tentou alimentá-lo com uma cenoura, enquanto Big Nog fazia carinho nele. Ele pensou que era um cavalo. Isso realmente aconteceu. Ele tentou alimentar um ônibus com uma cenoura. E agora você está me dizendo que este país tem computadores? Eu não sabia disso. ''

Sobre o ex-ciclista americano Lance Armstrong:
''Pegue Lance Armstrong. Lance Armstrong fez uma série de coisas e ele deu a si próprio o câncer. Ele trapaceou, ele usou drogas e ele deu a si mesmo o câncer. Pois bem, em vez de dizer “Ei, escute, eu trapaceei e dei a mim mesmo câncer, não seja como eu”, ele na verdade, fez-se de vítima. E, em seguida, foi lá e lucrou algo como $ 15 milhões de dólares desse “Ei, pobre de mim, vamos encontrar uma cura para o cancer.” Em vez de vir limpo e dizer “Olha, aqui está o que eu fiz, eu mesmo me ferrei, e espero que as pessoas aprendam com os meus erros. ''Você só vê esses caras e não pode ajudar, mas pensa “Deus, que fraude”. Você pega a história do Michael Phelps sendo um maconheiro também. Estou feliz de estar no negócio que eu estou, assim posso botá-los na gaiola e chutar a porcaria deles fora.”
Nota do Blog: Sonnen fez esses comentários muito antes do escândalo de doping de Lance Armstrong se tornar realidade e do prórpio ciclista se ver obrigado a confessar. Sonnen foi muito criticado à época por questioner um ídolo nacional dos Estados Unidos.

Sobre Ânderson Silva e Mike Tyson:
''Anderson Silva é tão falso quanto Mike Tyson foi. As pessoas o chamavam de “O pior homem do mundo”, mas ele não era nem mesmo o cara mais durão da América. E nós tínhamos que nos sentar e ouvir isso de novo e de novo, enquanto ele lutava contra latas de molho de tomate''.

Sobre o campeão de boxe Floyd Mayweather e seus oponentes:
''Olha, Floyd precisa continuar fazendo o que está fazendo, que é lutar contra completos “latas de molho de tomate” de quem nunca ouvi falar antes. Eu nunca vi ninguém na história da América sair tão rico e tão famoso por ter fracotes dando socos em seu rosto. Eu sei o que você está dizendo. Você está dizendo, “Bem, isso já aconteceu antes, com Rihanna''.
Nota do Blog: A cantora americana Rihanna foi agredida pelo então namorado, o cantor Chris Brown. Essa declaração, feita enquanto Sonnen trabalhava como comentarista para a FOX Sports, obrigou a rede de TV americana a se desculpar através de uma nota: “A FOX Sports se desculpa pelos comentários de Chael Sonnen feitos durante a última ediçãoo do programa FOX Sports Live. Eles foram uma tentativa inapropriada de fazer humor, que, Sonnen reconhece, não deveriam ter sido feitos. Ele pede desculpas a qualquer um que possa ter se sentido ofendido por suas declarações.”

Será que Chael Sonnen realmente se importa?